Revista online Internacional Comunista lança nota conclamando campanha internacional de apoio aos camponeses de Manoel Ribeiro e à LCP

A revista online Internacional Comunista lançou uma nota, no dia 7 de abril, em que convoca uma campanha internacional de solidariedade aos camponeses do Acampamento Manoel Ribeiro.

Na nota, a revista denuncia a ameaça de um novo massacre contra camponeses na antiga fazenda de Santa Elina, no estado de Rondônia. A publicação trata também da tentativa de criminalização da Liga dos Camponeses Pobres pelo velho Estado brasileiro.

É feita também a denúncia do governo de Rondônia, chefiado pelo governador, coronel da Polícia Militar, Marcos Rocha e o Secretário de Segurança Cisneiro Pacha, "o açougueiro de Santa Elina", “desencadeou nos últimos dias uma série de ações e preparativos que apontam para uma nova e sinistra ofensiva da reação contra o movimento camponês, que junto com outros eventos está ganhando importância em toda a Amazônia Ocidental”.

Ela acrescenta que esta ofensiva reacionária contra o movimento camponês está ocorrendo no meio da agudização da contradição entre revolução e contrarrevolução e importantes desenvolvimentos da situação política no Brasil.

Em sua campanha, continua, “os reacionários começaram a classificar o movimento camponês revolucionário como uma organização armada e estão movendo uma intensa e ampla campanha repressora reacionária com perseguições, assassinatos, difamação a fim de criminalizá-lo como uma organização terrorista, para capturar seus líderes com o objetivo, já sem sucesso, de esmagar o movimento camponês revolucionário”. Mas, não apenas isso. “A reação está tentando reprimir o movimento revolucionário como um todo, incluindo a imprensa popular e democrática”, demarca.

Para implementar seu plano sinistro, afirma, “o inimigo precisa mover certa opinião pública a seu favor, manipulando o fantasma dos acontecimentos de agosto de 1995, conhecido internacionalmente como o ‘Massacre de Corumbiara’, que o movimento camponês revolucionário definiu como a ‘batalha de Santa Elina".

O movimento camponês revolucionário realiza sua própria campanha, destaca a revista, “como contra-campanha à campanha reacionária na base de ‘combater e resistir’, levantando o exemplo da heróica batalha de Santa Elina pela terra onde o campesinato pobre obteve uma grande vitória política e moral para o campesinato e a luta popular, apesar do massacre dos latifundiários e das forças repressivas do velho Estado, que se alimentava do sangue do campesinato pobre”.

“Hoje, com esta nota, iniciamos urgente e imediatamente a grande campanha internacional de solidariedade com a luta do movimento camponês revolucionário nesta região em particular. É importante que as organizações democráticas, personalidades, artistas, etc. enviem seus protestos e denunciem o Secretário de Segurança de Rondônia, Cisneiro Pacha "açougueiro de Santa Elina" e o governador do estado, Coronel da Polícia Militar, Marcos Rocha. No devido tempo, forneceremos detalhes, diretrizes e desenvolvimentos da campanha assim que recebermos as informações correspondentes”, conclui.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin