Camponeses do acampamento Tiago dos Santos, em Rondônia, participam de atividade em homenagem ao dia dos Heróis do povo brasileiro. Foto: Banco de dados AND
No último dia 13 de abril no acampamento Tiago dos Santos, em Porto Velho, Rondônia, as famílias camponesas participaram de uma atividade cultural em celebração ao dia 09 de abril, o Dia dos Heróis do Povo Brasileiro.
A data foi assim declarada por proposição da Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo (FRDDP) e assumida pelos movimentos populares e democráticos do campo e da cidade como uma homenagem ao grande revolucionário e dirigente camponês Renato Nathan Gonçalves Pereira, covardemente assassinado no dia 9 de abril de 2012 em uma emboscada em Jacinópolis/RO, arquitetada por pistoleiros a serviço do latifúndio, em conluio com as forças policiais do velho Estado burguês-latifundiário.
Entre os presentes no ato, além dos camponeses da área, estavam alguns familiares de outros mártires da luta pela terra em Rondônia, advogados e organizações democráticas. Na programação da celebração apresentou-se o significado histórico da data, exibiu-se um vídeo com o histórico do companheiro Renato Nathan, apresentou-se outros mártires da luta pela terra, além de outros processos de resistência camponesa, como os vídeos do acampamento Manoel Ribeiro que bravamente resiste frente as investidas do velho Estado e de bandos armados à serviço do latifúndio.
Os camponeses da área Tiago dos Santos também puderam assistir às diversas manifestações de solidariedade que percorreram o mundo, quando da ação de cerco que enfrentaram em 2020 e diversos murais afixados com as manifestações de apoio de organizações classistas e democráticas que chegaram de diversos países da Europa, América Latina e dos EUA.
Cartazes homenageiam os heróis do povo, realizam denúncias e exaltam a luta camponesa. Foto: Banco de dados AND