RJ: Moradores do Alemão se solidarizam à LCP e celebram 1º de maio

No dia 1º de maio, Dia do Internacionalismo Proletário (ou Dia Internacional do Trabalhador), o Centro Cultural Nilton Gomes Pereira (Diquinho) realizou uma exitosa celebração em razão da data, exaltando as lutas e resistências desfraldadas pelo proletariado e oprimidos de todo o mundo.

A celebração contou com a participação do Movimento Feminino Popular (MFP), de movimentos e ativistas democráticos da região e de moradores que têm se organizado para resistir ao projeto genocida de Bolsonaro e generais, por meio de ações de solidariedade ativa de classe para defender-se da pandemia e da crise econômica.

Durante o evento, as intervenções contaram com a denúncia do assassinato de 410 mil brasileiros não por descaso ou incompetência, mas por ação consciente deste velho Estado e das operações policiais terroristas que ocorrem mesmo durante o período de pandemia, que leva o povo à morte não apenas de doenças e de fome, mas também de bala.

O MFP ressaltou a importância da luta camponesa contra o latifúndio que mantém a nação subjugada ao imperialismo, principalmente ianque; que eleva o preço dos alimentos, encarecendo o custo de vida dos trabalhadores da cidade e causando outras desgraças. Latifúndio este que se expande historicamente com o roubo de terras, expulsando camponeses, indígenas e quilombolas de suas terras, para torná-las pasto de gado e plantações de soja. O MFP ressaltou que “em meio a esta grave crise econômica, desemprego e carestia, a luta camponesa em Rondônia é um farol para todos aqueles que são oprimidos no campo e na cidade”, e colocou como perspectiva uma verdadeira emancipação e libertação de nosso povo.

Ao fim da atividade, os moradores do Complexo do Alemão enviaram uma saudação aos camponeses do Acampamento Manoel Ribeiro e à Liga dos Camponeses Pobres (LCP) de Rondônia, que resistem bravamente às investidas do latifúndio e do velho Estado. “Vibramos com os avanços que ressoam em todos os cantos do país e do mundo, daqueles que verdadeiramente vivem, produzem, trabalham e lutam pela terra”, exclamaram.

Moradores e ativistas celebram 1° de maio e expressam solidariedade ao Acampamento Manoel Ribeiro da LCP, durante evento no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin