Em ação potencialmente política, sede da FUP é invadida

A sede da Federação Única dos Petroleiros (FUP), localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, foi invadida. O crime foi descoberto por uma funcionária do local que, ao chegar para trabalhar, no dia 28 de maio, encontrou objetos revirados e espalhados, além de dar conta de que itens foram furtados.

Ainda não se sabe se a invasão foi obra de delinquentes ou se foi uma ação planificada com vista a intimidar os ativistas ligados à FUP. A segunda hipótese ganha força após registros de muitos casos similares, envolvendo grupos de extrema-direita ou bandos armados reacionários. De toda forma, representantes da entidade e o seu Departamento Jurídico registraram um boletim de ocorrência e aguardam o resultado da investigação. O prédio em que fica localizada a sede dispõe de câmeras de segurança e de serviço de portaria.

Na ação foram arrombadas as salas da secretaria geral e da coordenação geral. Os malfeitores reviraram armários e gavetas, deixando uma enorme quantidade de papéis e documentos pelo chão. Os invasores levaram da sede duas televisões, um projetor, um computador portátil e filtro de água. Outros aparelhos eletrônicos de valor foram deixados para trás e permaneceram intocados aparentemente, o que levanta suspeita sobre a natureza política da ação.

A redação de AND presta sua solidariedade à entidade. O jornal também tem sido vítima de atentados, neste caso, explicitamente políticos empreendidos por forças reacionárias, como as campanas e seguimentos denunciados; a invasão e incêndio da sede do Comitê de Apoio em Belo Horizonte; e a sabotagem ao sistema interno de rede, em 2019.

Sede de entidade que representa petroleiros foi invadida no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro