PR: Moradores protestam contra precariedade da saúde em Sarandi

Moradores protestam contra más condições de UPA, em Sarandi, no Paraná. Foto: Banco de Dados AND

Na manhã do dia 12 de junho, moradores da cidade de Sarandi, no estado do Paraná, fizeram um ato em frente à Unidade de Pronto Atendimento Gustavo Farias (chamada de UPA Sarandi), reclamando das precárias condições do local e questionando qual destino foi dado às verbas recebidas para o tratamento da Covid-19 no município. 

Segundo relatos, os leitos, que já eram poucos, agora são racionados principalmente para a Covid-19, deixando pessoas acometidas de outros problemas e doenças numa longa fila de espera.

É o caso de uma senhora que concedeu entrevista ao AND e preferiu não se identificar. Sua mãe é cadeirante, idosa, e sofre com escaras. Ambas aguardam há mais de 14 dias para que a mãe possa fazer o procedimento cirúrgico necessário no Hospital Metropolitano de Sarandi. Recentemente, a mãe da entrevista desenvolveu um quadro de pneumonia e teve que ser levada para a emergência. No dia 11, apareceu a possibilidade da senhora ser operada, todavia a boa notícia não durou, pois a família foi informada pouco depois de que a vaga aberta havia sido destinada também ao tratamento da Covid-19. 

Quando questionada pela filha, a prefeitura respondeu não poder fazer nada e orientou à filha que continue aguardando. 

DENÚNCIA DE PERSEGUIÇÃO DE FUNCIONÁRIOS NA UPA

Outra denúncia relatada pelos pacientes à espera de atendimento foi o caso da demissão de uma funcionária da UPA. Segundo os entrevistados, a profissional era muito dedicada à comunidade e sempre se esforçava por atender a todos da melhor maneira. A demissão haveria se consumado após denúncias da mesma nas redes sociais, abordando problemas da UPA. 

JOVEM NÃO CONSEGUE ATENDIMENTO POR QUESTÕES BUROCRÁTICAS

Ainda durante a entrevista, um jovem chegou à UPA em busca de atendimento para seu colega que havia se acidentado, deslocando ou quebrando o braço enquanto andava de skate. Inconformado, o jovem afirmou à reportagem que não podiam mandar a ambulância atender seu colega, pois era necessário registrar o pedido por telefone, não presencialmente. 

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin