MG: Moradores expulsam Saneouro de bairro em Ouro Preto

Em manifestação, moradores de Ouro Preto expulsaram a Saneouro. Foto: Reprodução

O Comitê de Apoio ao AND de Ouro Preto (MG) enviou, recentemente, um vídeo em que mostram a mobilização feita em repúdio à privatização da água.

Confira:

Funcionários da Saneouro tentam instalar hidrômetros em bairro de Ouro Preto porém são impedidos por moradores. Foto: Banco de Dados AND

Na manhã do dia 16 de junho, moradores do bairro Vila Aparecida, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, expulsaram funcionários da empresa monopolista Saneouro, que tentavam instalar hidrômetros no bairro.

Leia também: Vigoroso ato contra a privatização da água em Ouro Preto (MG)

Os moradores do bairro Vila Aparecida, juntamente com  moradores de outros bairros da cidade de Ouro Preto, lutam desde 2018 contra a privatização da água iniciada pelo então prefeito Júlio Pimenta (MDB) e mantida pelo atual gerente de turno Angelo Oswaldo (PV). 

Pimenta concedeu a gestão do serviço de fornecimento de água, tratamento e saneamento básico da cidade para o consórcio Saneouro. O consócio é controlado principalmente pela multinacional GS Inima uma empresa sulcoreana e um dos maiores grupos financeiros do país. 

Moradores não aceitam privatização da água em Ouro Preto. Foto: Banco de Dados AND

Moradores do bairro Vila Aparecida informaram ao Comitê de Apoio ao jornal AND de Ouro Preto (MG) que a comunidade está unida, organizada e decidida a enfrentar a criminosa privatização da água. Uma das lideranças da comunidade afirmou ao comunicar a vitoriosa resistência: "Aqui é a Vila! Estávamos esperando faz tempo!".

Leia também: MG: Moradores de Ouro Preto lançam manifesto contra a privatização da água no município

Uma viatura da Polícia Civil foi até o bairro mas nada pôde fazer para barrar a justa ação dos moradores. Foto: Banco de Dados AND

Manifestações

No dia 28 de maio, foi realizada uma manifestação na porta da prefeitura de Ouro Preto quando foi entregue a "Carta do povo de Ouro Preto" em que a população exigia a saída imediata da imprensa monopolista do capital privado da cidade. O ato foi convocado pelo Comitê Sanitário de Defesa Popular que agora organiza reuniões por bairros e distritos, conformando comissões de luta em cada localidade para organizar uma Jornada de lutas contra a privatização da água.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin