USA: Dia da Heroicidade é comemorado por ativistas e revolucionários

Em todo o país, organizações revolucionárias e populares realizaram eventos culturais, apresentações e celebrações para marcar o Dia da Heroicidade, em 19 de junho, neste ano.

Austin

O Comitê de Apoio ao jornal revolucionário Tribuna do Povo de Austin (Texas) celebrou o Dia da Heroicidade, que começou com uma esquete narrada descrevendo a captura e prisão de comunistas, combatentes e revolucionários peruanos, que transformaram as masmorras do velho Estado Peruano em trincheiras luminosas de combate e invocou o medo das classes dominante.

Os membros do Comitê de Apoio ao Tribuna do Povo (CATP) leram poemas escritos pelos prisioneiros de guerra peruanos, assassinados pelas forças reacionárias em 19 de junho de 1986, bem como o Discurso da Jaula do presidente Gonzalo. Um membro do comitê explicou que o Dia da Heroicidade visa celebrar, e não lamentar, os heróis que deram suas vidas nas trincheiras luminosas de combate de El Fronton, Callao e Lurigancho. Os participantes cantaram junto com uma performance acústica de Fora o Poder e Hino à Camarada Nora, ambas canções compostas por militantes do Partido Comunista do Peru (PCP). A Internacional foi cantada para encerrar o evento e depois servido um prato peruano.

Foto: Tribune of the People

O Movimento Feminino Popular do USA (MFP - USA) celebrou o Dia da Heroicidade em um conjunto habitacional de um bairro operário. Diversas mães e crianças estiveram presentes no evento. O evento foi encerrado com ativistas e crianças soltando balões vermelhos após o pôr do sol para homenagear a vida e luta dos revolucionários peruanos assassinados.

 

Foto: Tribune of the People

 

Oxnard

No dia 18/06, o Comitê de Apoio de Oxnard (Califórnia) ao Tribuna realizou um evento cultural e educacional em um café local. Os membros seguraram uma faixa com os dizeres: Punir os culpados, Viva o Dia da Heroicidade! em espanhol. Um grupo de apoiadores também entrou em formação militar com bandeiras vermelhas nas mãos cantando a canção do PCP, Lutadoras da Revolução.

Foto: Tribune of the People

No dia 19, o Grupo de Estudos Revolucionário de Oxnard organizou um evento cultural em um parque da comunidade. Os membros construíram um altar com os nomes dos combatentes e militantes assassinados do PCP. Bebidas e alimentos foram servidos aos presentes. 

No evento, um grupo de apoiadoras marchou ao som de um tambor segurando bandeiras vermelhas e cantando a canção do PCP, Lutadoras da Revolução. Os membros fizeram falas sobre o significado da data, tanto em inglês quanto em espanhol. O evento foi concluído com os participantes cantando A Internacional, Bandeira Rubra e Fora o Poder.

Foto: Tribune of the People

Los Angeles

A organização Servir ao Povo de Los Angeles (Califórnia) sediou uma escola popular para o Dia da Heroicidade, organizado pelas organizações Luta do Povo, de San Fernando Valley e Poder do Povo, de El Monte. Os membros realizaram falas sobre a atual Guerra Popular no Peru, dirigida pelo Partido Comunista do Peru.

Foto: Tribune of the People

Houston

Os apoiadores do Tribuna do Povo em Houston (Texas) comemoraram o Dia da Heroicidade com um evento em um parque local. Os apoiadores apresentaram a história e o significado do dia e organizaram exercícios físicos em grupo. Depois, cantaram Fora o Poder e concluíram a atividade com a palavra de ordem Glória ao Dia da Heroicidade!, antes de se sentarem para desfrutar de comida, bebida e discussões.

Foto: Tribune of the People

 

Providence

No dia 20/06, membros do Comitê de Apoio de Providence (estado de Nova Inglaterra) fizeram uma banca em uma praça pública e falaram com a população sobre o Dia da Heroicidade. Um ativista fez uma fala no qual conectou o Dia da Heroicidade à data de “Juneteenth”, no mesmo dia (19/06), e que fora a emancipação dos escravos no país.

Uma faixa com a palavra de ordem Glória aos Heróis do Povo Peruano, 19 de junho de 1986 foi pendurada ao lado da banca. A mesa exibia fotos emolduradas do Presidente Gonzalo, mulheres militantes e combatentes presos do PCP e arte peruana associada ao Dia da Heroicidade.

Foto: Tribune of the People

 

Pittsburgh

A organização Servir ao Povo (STP, na sigla original) de Pittsburgh (Pensilvânia) realizou um evento para o Dia da Heroicidade em um parque público. Uma faixa com a palavra de ordem Viva a Guerra Popular no Peru! foi desfraldada.

 

Foto: Tribune of the People

 

Charlotte

O CATP de Charlotte (Carolina do Norte) organizou um evento em comemoração ao Dia da Heroicidade em um parque público. Os membros do Comitê deram palestras aos participantes sobre a história da data e serviram comida peruana.


Foto: Tribune of the People

 

El Paso

Apoiadores do Tribuna do Povo organizaram uma escola popular em um parque. Os apoiadores distribuíram materiais de estudo sobre o Dia da Heroicidade e explicaram a importância de comemorar a data internacional. Ceviche (prato peruano) também foi servido.

Foto: Tribune of the People

Vale de san fernando

O movimento Luta do Povo de San Fernando Valley organizou um evento em um bairro proletário na cidade com o nome de Glória ao Dia da Heroicidade! 19 de junho de 1986. Os ativistas falaram aos participantes sobre a história do Dia da Heroicidade e a importância de comemorar a data internacional.

Foto: Tribune of the People

Orlando

O CATP de Orlando (Flórida) celebrou o Dia da Heroicidade em um parque público com uma apresentação. Os membros forneceram comida e bebidas aos presentes. O evento começou com uma explicação sobre a data e música do álbum Luminosas Trincheiras de Combate foi tocada enquanto as pessoas conversavam e comiam. O evento foi encerrado com os participantes cantando A Internacional e Fora o Poder.

Foto: Tribune of the People

Fênix

O CATP de Fênix (Arizona) realizou uma escola popular para o Dia da Heroicidade em um parque público. Um memorial foi criado para os militantes e combatentes peruanos mortos em El Fronton, Callao e Lurigancho em 19 de junho de 1986. O memorial incluía um pôster com os nomes dos 300 heróis assassinados. Comida peruana foi distribuída no evento e o evento terminou com os participantes cantando A Internacional.

Foto: Tribune of the People

Wheeling

O CATP de Wheeling (West Virginia) distribuiu panfletos sobre o Dia da Heroicidade na celebração da data de Juneteenth

Foto: Tribune of the People

Cidade de Kansas

Placas foram confeccionadas explicando a história do Dia da Heroicidade e colocadas em toda a cidade do Kansas (Missouri).

Foto: Tribune of the People

Tacoma

Os nomes dos 300 militantes e combatentes do PCP assassinados, junto com a explicação da data, foram colados em várias paredes na cidade de Tacoma (estado de Washington).

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin