PE: Pistoleiros atacam acampamento Nelson Mandela e atiram na cabeça de morador

No dia 18 de julho, pistoleiros atacaram o acampamento Nelson Mandela, localizado no bairro do Jordão, próximo a BR-101, em Recife, Pernambuco, onde vivem mais de 300 famílias. O ataque começou no meio da noite quando quatro homens armados invadiram o acampamento. Após atirarem na cabeça de um morador, manteve outro como refém. 

Um dos moradores presentes no ataque, José Severino da Silva, em entrevista ao portal 247 afirmou: “Chutaram meu rosto e deram um tiro que pegou na cabeça de um companheiro, que perdeu muito sangue e está internado”. 

Denunciando ainda a ação conivente da polícia com o serviço de pistolagem, prosseguiu: “Em menos de um minuto chegou uma viatura da polícia, mas disseram que não iam fazer nada, que ali era cada um por si. Essa é a segunda vez. Na semana passada me perseguiram de carro”.

No dia seguinte ao ataque, as famílias realizaram uma assembleia para definir o prosseguimento da luta pela terra. Uma das lideranças afirmou: “Não vamos aceitar intimidações e ameaças por parte de quem quer que seja, da especulação imobiliária que está ali por volta”.

As famílias há duas semanas haviam começado um diálogo com a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), a fim de regularizarem a situação. Foi quando os ataques tiveram início.

Em meio a crise, centenas de famílias ocupam a terra

A ocupação teve início a cerca de um mês. As famílias, que antes de buscarem esta nova moradia, foram vítimas dos alagamentos ocorridos em maio na cidade de Jaboatão dos Guararapes, próxima a Recife, ocuparam prédios e terrenos vazios no bairro do Jordão. 

As lideranças afirmam que com o agravamento da atual crise as ocupações estão cada vez mais frequentes e necessárias. “O povo não tem mais dinheiro para pagar aluguel e entre pagar aluguel e comer, as pessoas optam por comer”, declararam durante a entrevista.

Apesar de atingido, morador sobrevive

O morador atingido pelo tiro da arma de fogo na cabeça preferiu não ser identificado. Foi levado ao hospital e não corre mais risco de morte, porém segue internado.

Pistoleiros atiram na cabeça de morador durante ataque a Acampamento Nelson Mandela. Foto: MST Pernambuco 

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin