RJ: Guardas Municipais espancam ambulante em Ipanema

Ambulante é espancado por Guardas Municipais no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução

A Guarda Municipal (GM) espancou um ambulante no bairro de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, no dia 25 de julho. Em imagens divulgadas no twitter pelo jornalista Guga Noblat, um homem aparece com o rosto e braços ensanguentados após ser agredido por três GMs.

No vídeo é possível ouvir e visualizar o próprio jornalista juntamente com outras pessoas intervindo para que os guardas cessem as agressões. A todo momento os agentes da prefeitura apontam armas de choque taser para o homem e ameaçam disparar.

O homem agredido é um ambulante que trabalha vendendo mate na praia de Ipanema. Os guardas tentaram colocá-lo na viatura e levá-lo para a delegacia, porém os transeuntes acompanharam de perto o ocorrido e não deixaram denunciando que os agentes iriam espancar mais ainda o homem. Com a proteção da massa, os guardas foram embora e não levaram o trabalhador.

Por conta dos ferimentos, o homem agredido precisou ir até o Hospital Miguel Couto, na Gávea, também na zona sul.

O ambulante foi agredido após criticar a abordagem dos guardas a um grupo de jovens na avenida Vieira Souto. Os GMs então foram para cima do ambulante que tentou correr para a rua Visconde de Pirajá, onde foi alcançado e espancado pelos guardas. Mesmo ferido o homem conseguiu fugir novamente e foi para na rua Joana Angélica, onde foram feitas as imagens.

Na nota da GM sobre o ocorrido, o ambulante teria agredido os agentes e quebrado o braço de um deles, contudo as imagens desmentem a versão e mostram o guarda que supostamente teria tido o braço quebrado usando o membro normalmente, inclusive para agredir o trabalhador.

Trabalhador teve que ir até o hospital por conta dos ferimentos. Foto: Reprodução

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin