Bolsonaro se encontra com conselheiro de Segurança Nacional dos EUA

Bolsonaro e o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan. Foto: Reprodução

O presidente fascista Jair Bolsonaro teve um encontro fora da agenda oficial com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, no dia 5 de agosto, no Palácio do Planalto, em Brasília.

O encontrou foi divulgado pela embaixada dos EUA via redes sociais. A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca afirmou que a visita da delegação visa melhorar a estabilidade regional, ajudar a abrir caminho para a recuperação da pandemia da Covid-19 e “fortalecer a parceria estratégica entre EUA  e Brasil”.

Sullivan também terá encontros com os ministros Braga Netto (Defesa) e Carlos França (Relações Exteriores).

De acordo com o monopólio de imprensa Globo, um alto funcionário do governo americano alegou que o conselheiro veio ao Brasil para tratar sobre assuntos ambientais, em especial sobre a região amazônica, sobre a qual o presidente dos EUA Joe Biden mantém grande interesse.

Segundo ele, o governo Biden deve apoiar a entrada do Brasil na Organização para  Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O governo Bolsonaro também deseja obter recursos financeiros americanos para ações de “preservação na Amazônia”, contudo o governo americano afirma que para isso o Brasil precisaria facilitar a “fiscalização internacional na região”.

Outro tema que possivelmente foi discutido na viagem do conselheiro ianque ao Brasil é a questão do uso da tecnologia 5G, os estadunidenses tentam impedir o avanço chinês no mercado tecnológico brasileiro.

Já é a segunda vez dentro de pouco mais de um mês que um funcionário do alto escalão do governo ianque vem ao Brasil para ter reuniões com Bolsonaro e generais.

No dia 1º de julho, o chefe da Agência Central de Inteligência (CIA, em inglês), Willians J. Burns, veio ao país para se encontrar com Bolsonaro e com ministros-generais como Braga Netto e Augusto Heleno do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil). Também participou do encontro o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem. A visita da agência de espionagem ianque também foi feita fora da agenda oficial e o seu motivo não foi totalmente esclarecido para a imprensa.

Após esse encontro, Ramagem cobrou das superintendências regionais da Abin, mais relatórios sobre as manifestações contra o governo militar.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin