No dia 8 de agosto, o portal online do jornal A Nova Democracia foi bloqueado na China pelo Estado social-imperialista chinês. As informações foram divulgados pela ONG “blocky.greatfire.org” que realiza o trabalho de verificação dos sites bloqueados pelo chamado “grande firewall”.
Procurando pelo endereço do portal AND no site, aparecem sinalizações vermelhas no calendário, isso demonstra a partir de qual dia o portal em questão foi bloqueado pelo Estado fascista.
A censura e bloqueio do AND na China se dá após uma série de publicações denunciando o revisionismo, social-imperialismo e fascismo do Estado reacionário chinês, além de um engajamento cada vez maior de leitores chineses com o AND, com matérias do portal sendo traduzidas para o chinês em fórums de internet e divulgadas na China. Até mesmo campanhas internacionais como a em defesa da Liga dos Camponeses Pobres chegaram a repercutir no país.
De acordo com a denúncia de um ativista chinês pela liberdade de imprensa, o site foi bloqueado através de DNS Poisoning: O envenenamento de DNS, também conhecido como envenenamento de cache de DNS ou falsificação de DNS, é um ataque cibernético altamente enganoso no qual os hackers redirecionam o tráfego da web para servidores da web falsos e sites de "phishing".
Diante disso, supõe-se que, tratando-se de algo planejado pelo Estado, pode-se tratar de uma forma de monitoramento e espionagem dos internautas chineses que visitarem o site do AND.
No “phishing” o destinatário é convidado a clicar sobre algum link que aparece no corpo da mensagem e, ao fazê-lo, aciona o download de um programa malicioso que vai penetrar no seu computador e capturar informações sensíveis. Também ocorre de, ao clicar no link sugerido, ser enviado a um site falso, com as mesmas características de apresentação gráfica do site original. Ao chegar no site falseado, a pessoa é instada a inserir informações pessoais
Situação do site AND na China de acordo com o blocky.greatfire.org. "Escudo" sendo bloqueado a partir do dia 08/08.
Leia as matérias referentes à China: