Síria: Ataques aéreos de Israel atingem as Colinas de Golã

Foto divulgada pela agência de notícias oficial síria SANA mostra mísseis voando para o céu perto do aeroporto internacional, em Damasco, Síria, em 21 de janeiro de 2019. Foto: SANA via AP

Na noite de 18 de agosto, Israel atacou um posto militar na Síria, mais especificamente na província de Quinetra, localizada nas Colinas de Golã. A agência de notícias SANA, do governo de Bashar al-Assad, noticiou que dois mísseis foram disparados de Israel, invadindo o território nacional e desrespeitando a soberania síria, e atingiram alvos perto de Hadr. 

O monopólio de imprensa israelense afirmou que os locais atingidos seriam ligados a grupos xiitas próximos ao Irã, como o Hezbollah, e que um dos postos militares era o escritório do brigadeiro-general Hussein Hamoush, comandante da Brigada da 90ª Divisão da Síria.

Em maio, as forças armadas israelenses lançaram panfletos acusando o Exército Árabe Sírio, aliado de Assad, de estar relacionado ao Hezbollah. Neles, Hamoush era explicitamente citado, acusado de trabalhar com o chefe das operações do grupo xiita nas Colinas de Golã. 

Desde que as tropas de Assad recapturaram o sul da Síria, o Hezbollah e outras forças paramilitares apoiadas pelo Irã foram enviadas para a região. De acordo com um relatório do Centro de Pesquisa e Educação do ALMA, 58 pontos diferentes estariam sob controle desses grupos nas províncias de Quneitra e Dara'a, sul do país. 

As Colinas de Golã, região na fronteira da Síria, Líbano, Jordânia e Israel, foram ocupadas em 1967 pelas forças israelenses, que em 1981 as anexaram, apesar de elas ainda serem internacionalmente reconhecidas como território sírio ocupado, onde há dezenas de assentamentos ilegais para colonos judeus. Durante o governo de Donald Trump, o Estados Unidos (USA) passou a considerar oficialmente as Colinas ocupadas como território israelense. 

ISRAEL LANÇA ONDA DE ATAQUES À SÍRIA  

No mês de julho foram reportados pelo menos dois ataques aéreos lançados por Israel contra a Síria. No dia 22/07, um ataque com jatos israelenses invadiu o espaço aéreo sírio acima de Homs, no oeste do país, próximo à fronteira com o Líbano. A agência SANA relatou que os jatos dispararam mísseis da costa ao norte de Beirute, capital libanesa, contra posições em al-Qusayr. De acordo com informes da imprensa síria, a base aérea T-4, a leste de Homs, O vídeo postado nas redes sociais mostrou uma série de explosões na área, enquanto um vídeo postado pela SANA parecia mostrar um míssil se movendo pelo céu enquanto o fogo antiaéreo era direcionado a ele. 

Três dias antes, aviões israelenses haviam lançado uma série de mísseis contra alvos perto da cidade síria de Aleppo. 

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin