PR: Camponeses bloqueiam estrada em Lerroville exigindo melhorias em infraestrutura

No dia 4 de outubro, dezenas de camponeses bloquearam com tratores a via que dá acesso à Lerroville, área rural do distrito de Londrina, Paraná. Revoltados, os trabalhadores protestaram exigindo do prefeito Marcelo Belinati Martins (PP), uma solução para as péssimas condições das estradas da região, revitalização do asfalto da PR-445 e a conclusão da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Os camponeses relatam que a péssima situação da estrada aumenta o gasto com manutenção do veículo, o que torna o transporte mais caro. Dizem também que o problema é antigo e se intensifica nos períodos de chuva, causando ainda mais prejuízo nos períodos de safra. Muitas famílias produzem hortaliças, frutas e verduras que abastecem mercados em Londrina e região, entretanto, com as vias  intransitáveis, os moradores ficam ilhados. O transporte dos estudantes também é impossibilitado.                                                                                             

O camponês Alisson Rezende, em entrevista à rádio CBN, disse que “a estrada está na pior fase, praticamente intrafegável” e que “a questão não é de aguardar e sim de executar o serviço”, pois a comunidade aguarda há mais de dois anos. Denunciou ainda que até os bueiros a prefeitura pediu para que os moradores comprassem, e declarou: “Foi aprovada uma verba para o calçamento com pedras irregulares do distrito de Lerroville até o Acampamento Ele Vive. Essas pedras foram levadas embora, nós queremos saber o que foi feito”.

O município de Londrina possui oito distritos. De acordo com Allisson, outras estradas rurais estão há mais de um ano sem manutenção. O trabalhador constata que a pandemia não pode ser empecilho para realização do trabalho, pois afirma que em outras cidades as obras seguem acontecendo.

Mais pendências do velho Estado

Manifestantes também cobraram a conclusão da reforma da UBS. Segundo moradores a obra teve início em novembro de 2018 e era para ter finalizado em abril do ano passado. Nesse momento, a prefeitura já havia gasto cerca de R$200 mil. O valor deveria ser destinado para reforma do telhado, modernização do ambiente com pintura, troca de pisos, substituição de vidro, além das instalações elétrica, hidráulica e novo mobiliário, mas a única coisa que aconteceu foi a pintura externa. Os trabalhadores ainda denunciaram que a unidade está abandonada, parte do forro caiu e o local virou um depósito de lixo. 

Alisson afirma: “Há mais de três anos estamos com um posto provisório”, além disso questiona: “Por que tanta demora? Quando teremos sede definitiva?”.

Camponeses fecham via em Lerroville, região de Londrina. Foto: Reprodução

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin