Artistas populares organizam coletânea musical em apoio a luta pela terra

Artistas populares nacionais e internacionais iniciaram no mês de setembro uma campanha de arrecadação coletiva a fim de custear um projeto musical em apoio à luta dos camponeses de Rondônia e à Liga dos Camponeses Pobres (LCP).

Os democratas afirmam que por compreenderem que “a luta dos camponeses é justa e que nela reside a resolução de problemas históricos da nação”, estes se organizaram a fim de promoverem o projeto artístico em forma de uma coletânea musical, onde os valores arrecadados serão destinados à produção da coletânea e revertido à LCP.

O projeto chamado “Voltaremos mais fortes” faz referência aos fatos ocorridos em outubro do ano passado, quando em meio a retomada da última parte da fazenda Santa Elina, palco da Heroica Resistência Camponesa de Corumbiara (1995), o reacionário governo de Rondônia iniciou uma campanha de perseguição e criminalização da luta pela terra.

Os artistas relatam que durante o ano de 2020, o velho Estado promoveu um cerco ao Acampamento Manoel Ribeiro, e que diante do covarde ataque as famílias resistiram durante meses e frustraram os planos reacionários de promoverem um massacre, se retirando sagazmente em meio a madrugada. Contam ainda que os batalhões armados a serviço do latifúndio encontraram apenas o aviso: “Voltaremos mais fortes e mais preparados”.

Sob as consignas Resistir! Lutar, com a cultura popular!, Viva a Liga dos Camponeses Pobres!, Viva a Revolução Agrária!, Liberdade para Ezequiel, Luis Carlos, Estefane e Ricardo!, os trabalhadores afirmam: “O papel da cultura e da arte deve ser sempre o de representar e defender o povo e suas lutas. Propagandear e prestar solidariedade a esses bravos filhos e filhas do povo brasileiro é dever de todo democrata e revolucionário”. E conclamam a todos a apoiarem a cultura popular e a luta camponesa.

Participam do projeto os artistas: Guego Favetti, Dora Urban, Vlad Urban, Partigianos, The Mullet Monster Mafia, Repudiyo, Os Cabelo Duro, Acorazado Potemkin (Argentina), Agrotóxico, Skarface (França), Náusea Bomb (França), Dasta Gomes & The Smokin` Snakes ,Asteróides Trio, Felipe Bueno (Parking Lot) e Alvaro Dutra (Dead Fish), Dead Fish, Mukeka de Rato, Otari, Sidail César Oliveira, Luiz  Rettamozo, Grupo Musical Canto Geral, Casa Norte. Além destes, o projeto conta com a participação do Comitê de Solidariedade à Luta dos Povos, Jones de Souza Filho, Romi Schneider, Ariadne de Oliveira e Cláudio Ribeiro.

Para colaborar com o projeto acesse: https://abacashi.com/p/voltaremos

Arte de divulgação do projeto "Voltaremos mais fortes". Foto: Reprodução

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin