Estudantes promovem manifesto e abaixo-assinado em defesa da Área Tiago dos Santos

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), diante da atual situação de cerco, perseguição, e ameaças arbitrárias contra os camponeses da Área Revolucionária Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira, em Nova Mutum Paraná no estado de Rondônia, promove um manifesto e lança um abaixo-assinado com objetivo de defender e dar visibilidade à luta pela terra em Rondônia. 

A iniciativa ocorre no momento em que mais de 3 mil policiais da Força Nacional de Bolsonaro e Polícia Militar de Rondônia, sob o pretexto da realização de um despejo, preparam um massacre.

No documento, os estudantes denunciam que o estado de Rondônia “tem em sua recente história centenas de episódios de massacres a todos aqueles que se atrevem a lutar contra o latifúndio, sendo a dizimação de milhares de indígenas expressão disso”. Ainda afirmam que essa região é “terra dos conflitos agrários”. E apontam que “somente em 2021 mais de cinco camponeses das áreas foram assassinados, fora os que se atreviam a apoiá-los nos comércios locais”. 

Na nota os estudantes lembraram também que o reacionário governador de RO, Marcos Rocha e José Hélio Cysneiros Pachá, “o mesmo que comandou um Batalhão da PM em 1995, o carniceiro de Santa Elina”, estão envolvidos na operação.  Ainda anunciam: “Não podemos permitir que mais um crime seja cometido contra os camponeses em luta aos moldes do que aconteceu em 1995, referindo-se ao episódio conhecido como Heroica Resistência de Corumbiara.  

Finalizaram o documento com as seguintes consignas: Lutar não é crime! Terra para quem nela vive e trabalha!

Até o momento mais de 300 entidades, organizações e democratas se posicionaram ao lado das mais de 800 famílias que vivem na Área Revolucionária Tiago Campin dos Santos. Eles declaram no documento que “não permitirão que um novo massacre se acometa na região e exigem que as forças armadas diversas se retirem do local''. 

Entre os signatários estão o Jornal A Nova Democracia, Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo), Associação Brasileira dos Advogados do Povo/Gabriel Pimenta (Abrapo), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Brigadas Populares, Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), Associação da Mobilização dos Professores de Goiás (AMPG), Sindicato Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia, Ouvidoria Geral Externa da (DPE-Pará), Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão, Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Associação dos Familiares de presos de Rondônia e Agenda Nacional pelo Desencarceramento (Afaparo), Luta unificada dos trabalhadores da educação (Lute), entre outros.

Para assinar a moção de apoio e solidariedade, acesse o link : https://forms.gle/LbF3SyFdrQf32Qod8

Foto: DCE Unir

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin