SP: Comitê de Apoio realiza brigada e denuncia ataques contra camponeses pobres

Comitê de Apoio - São Paulo (SP) realiza brigada na Praça da República, centro da capital. Foto: Banco de Dados AND

No dia 16 de outubro, o Comitê de Apoio - São Paulo (SP) realizou uma brigada de distribuição de jornais na Praça da República, centro de São Paulo. A atividade serviu para propagandear a imprensa popular e democrática. Durante a atividade, brigadistas também denunciaram a tentativa de massacre contra os camponeses pobres de Rondônia por parte da Força Nacional e Polícia Militar de Rondônia na Área Tiago dos Santos e Ademar Ferreira. 

Durante a brigada os ativistas ergueram também uma faixa com a frase: Todo apoio ao Acampamento Tiago dos Santos em Rondônia. Foram distribuídos cerca de 60 jornais e 100 panfletos em apoio à Liga dos Camponeses Pobres (LCP).

Durante as falas, os ativistas denunciaram os crimes cometidos pela PM-RO do governador Marcos Rocha e pela Força Nacional do fascista Bolsonaro contra os camponeses de Rondônia.

O brigadistas falaram sobre a luta dos camponeses de Rondônia e sobre a condição de miséria crescente a qual o povo está sendo submetido. Foto: Banco de Dados AND

As ações de guerra contra o povo desses órgãos ocorreram durante a Operação “Nova Mutum”. Ao longo de mais de duas semanas, foram cometidos ataques contra os camponeses em luta pela terra e uma série de ações ilegais, tais como o impedimento do acesso a atendimento médico aos camponeses, revistas humilhantes, intimidação constante com helicópteros e contingentes militares, contaminação dos rios próximos evitando que os acampados usem a água para consumo, higiene e plantio e etc. Em Rondônia, os camponeses denunciaram as ações e se mantiveram firmes.

Durante a atividade, também foi exaltada a resistência dos camponeses frente às ações dos militares. Os brigadistas afirmaram que os trabalhadores estão resistindo a todas as tentativas de expulsão de suas terras e que os reacionários fracassam ao tentar intimidar e despejar os camponeses, que seguem na luta resistindo.

Os brigadistas falaram também sobre a situação política do país denunciando os ataques contra os direitos do povo pelo governo militar de Bolsonaro e generais, que têm se agravado ainda mais com a crise crise de superprodução relativa desatada simultaneamente à pandemia que tem sua expressão para as massas a carestia geral (como o alto preço da conta de luz, a alta do preço dos alimentos da cesta básica, do gás e etc), assim como o aumento do desemprego e da miséria. 



Uma faixa foi levada pelos ativistas para declarar apoio ao Acampamento Tiago Capim dos Santos, que está sofrendo um cerco de militares da reação. Foto: Banco de Dados AND

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin