Argentina: Camponeses mapuche sabotam prédios do velho Estado

Imóvel turístico incendiado em Río Negro. Foto: Reprodução

Na Argentina, províncias de Chubut, Río Negro e Neuquén, ações foram realizadas pelos camponeses mapuche durante todo o mês de outubro. Em 03/10, em Río Negro, foi incendiado um centro de informações turísticas na Rota 40. 

No dia seguinte, um centro provincial de fiscalização de estradas foi queimado em San Carlos de Bariloche. Os camponeses deixaram dois fiscais de mãos atadas e uma mensagem: “Arabela Carreras, Cendón, Arrien, Calcagno. As crianças Mapuche crescerão e vencerão a weichan [guerra]. A terra não se vende, se defende. Winkas [criolos, descendentes de colonialistas] latifundiários fora da wallmapu [terra]". A assinatura da mensagem era um símbolo Mapuche representando um círculo dividido em quatro seções simétricas.

Arabela Carreras é a governadora da província de Río Negro, Betiana Cedón é a chefe da procuradoria de Bariloche, Francisco Arrien também é procurador e Ricardo Calcagno, juiz.

Na cidade de El Bolsón, um clube turístico foi queimado pela Resistencia Ancestral Mapuche (RAM), na madrugada do dia 20/10. Lá, foi deixada a mensagem: "Benetton, Lewis, Arabela, Pogliano. Água e terra não se vendem, se defendem".

Os nomes Benetton e Lewis se referem aos bilionários italiano e inglês Luciano Benetton (ex-senador italiano e fundador do Grupo Benetton) e Joe Lewis (presidente do Grupo Tavistock, com sede nas Bahamas), que usurpam as terras da região para exploração das terras e para uso pessoal, como a mansão de Joe Lewis em Lago Escondido, que tem 11 mil hectares. Bruno Pogliano é prefeito de El Bolsón.

A governadora Arabela pediu ao presidente argentino reforços de policiamento, além do envio de forças policiais para reprimir a luta camponesa. 

A RAM, por sua vez, já realizou ações contra uma empresa rodoviária na rota nacional 40, os fios de energia e maquinário no latifúndio do inglês Joe Lewis em El Bolsón, a sabotagem na linha ferroviária do trem La Trochita (em agosto deste ano), e a ocupação de uma terra usurpada pelo italiano Luciano Benetton. Eles também reivindicam a responsabilidade pela sabotagem em poços de petróleo na província de Neuquén desde 2009.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin