Colômbia: Camponeses capturam 32 soldados e conquistam liberdade para presos políticos

Camponeses colombianos capturaram 32 soldados do Exército reacionário e conquistaram a liberdade para dois presos políticos que se encontravam presos. A ação ocorreu quando, no dia 15 de novembro, camponeses que ocupavam as terras do latifúndio Ucrania, localizado na comunidade de Jagual em Corinto, Cauca, foram reprimidos pela polícia e pelo exército durante um despejo. Nesta ação das forças de repressão colombianas é que os camponeses María Emperatriz Tombé e Carlos Eliecer Ortega Coicué foram presos.

O Exército reacionário se utilizou de armas de fogo para atirar contra os camponeses. Os camponeses então se organizaram e detiveram 32 dos soldados para pressionar pela libertação dos dois camponeses. A detenção durou quase 24 horas e só foi encerrado quando foi efetuada a soltura dos dois camponeses sem quaisquer acusações do velho Estado.

Mais de 600 camponeses detém 180 soldados em Tibú

No final de outubro na comunidade Tibú, norte do departamento de Santander, cerca de 180 soldados que destruíram as plantações da folha de coca de camponeses foram detidos por cerca de 600 camponeses da comunidade com paus e facões. 

Camponeses de Tibó detém 180 militares que tentavam acabar com seus cultivos. Foto: Reprodução

Isso acontece no marco da erradicação forçada de cultivos da folha de coca. O velho Estado colombiano prometeu aos camponeses muitas vezes que, se deixassem de cultivar a folha da coca, lhes daria garantias de outra forma de subsistência. Promessas que nunca foram cumpridas e só serviram para promover mais repressão às lutas camponesas e de justificativa para operações de despejos.

De acordo com o portal de notícias revolucionário colombiano, o El Comunero, “Na Colômbia, sendo um país semifeudal e semicolonial, a luta pela terra é a principal questão. Historicamente, os camponeses têm lutado pela terra, e esta luta continua até hoje. Recordemos que no último mês, esta é a segunda vez que os camponeses detêm soldados das forças reacionárias repressivas para exigir seu direito à terra. [...]. Estes eventos demonstram que os camponeses continuam a lutar pela terra e a colocar em prática a necessidade de que a terra esteja nas mãos daqueles que realmente vivem e trabalham nela”.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin