RJ: Liga da Juventude Revolucionária realiza brigada de AND no Jacarezinho

Estudantes populares presentes na manifestação que aconteceu no dia seguinte a chacina do Jacarezinho em maio de 2021. Foto: Banco de Dados AND.

No dia 11 de fevereiro, a Liga da Juventude Revolucionária (LJR) realizou uma brigada de distribuição do Jornal A Nova Democracia na favela do Jacarezinho, um dia após a violenta rebelião popular ocorrida no mesmo local.

A brigada ocorreu no final da tarde, e os ativistas distribuíram cerca de 100 exemplares de edições antigas de AND, além de exemplares de outros jornais democráticos, como o Jornal Estudantes do Povo. Os brigadistas, em suas conversas com a população, denunciaram a farsa do programa “Cidade Integrada”, responsável pela presença policial ostensiva naquela favela, levando a inúmeros abusos, violações e assassinatos contra o povo. Os ativistas encontraram nas massas uma concordância unânime em relação à denúncia dessa operação, além de uma concordância unânime também com o fato de que as eleições não representam qualquer potencial de mudança da realidade das massas faveladas.

Conforme noticiado por AND, o povo do Jacarezinho, no dia anterior, se levantou em revolta contra o assassinato do jovem José Carlos Sordeiro Lourenço, morto desarmado em frente a sua mãe. A população local se enfureceu e foi até a avenida Dom Helder Câmara, uma das principais avenidas no entorno da favela, levantou barricadas em chamas e enfrentou até veículos blindados da Polícia Militar (PM), com paus, pedras, rojões e bombinhas.

Os ativistas da LJR se colocaram em defesa da rebelião das massas, afirmando à população que a sua revolta era justa e que a única forma de exigir do Estado seus direitos é se colocando em luta combativa, se organizando cada vez mais por uma grande Revolução.

A receptividade positiva das massas em relação ao jornal A Nova Democracia é mais uma expressão da necessidade de elevar ainda mais a propaganda da imprensa popular e democrática nos locais onde estão as massas mais profundas, já que é a única imprensa que defende o direito do povo de se rebelar, denuncia contundentemente a violência policial, a farsa eleitoral e defende a Revolução de Nova Democracia como único caminho para a solução das mazelas as quais o povo está submetido.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin