BA: 600 camponesas ocupam terras no sul da Bahia

Exatamente na data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher Proletária, em 8 de março deste ano, durante a madrugada, cerca de 600 mulheres camponesas ocuparam dois grandes latifúndios localizados no município de Itabela e Jussari, ambas cidades do estado da Bahia. A ação faz parte da Jornada nacional de luta das mulheres, coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) com as seguintes palavras de ordem: “Terra, trabalho, direito de existir: mulheres em luta não vão sucumbir!”.

Centenas de mulheres camponesas ocupam latifúndios no sul da Bahia. Foto: MST

No município de Itabela cerca de 500 camponesas ocuparam uma área de latifúndio onde se encontrava desativada a empresa Frutelli Culturas Tropicais. Em Jussari foram aproximadamente 100 mulheres camponesas que ocuparam 313 hectares, do latifúndio nomeado como fazenda Botafogo, o qual estava destinado para "reforma agrária”. Decididas e certeiras, as camponesas optaram por tomar as terras pelas próprias mãos e não esperar em um longo processo que as torna reféns da morosidade do velho Estado.

As mulheres camponesas denunciaram a falta de crédito para os trabalhadores do campo, mas que em contrapartida o governo federal oferece as mais amplas concessões ao latifúndio. 

Elas denunciaram também a fome que incide sobre o povo, onde de acordo com Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), 20 milhões de pessoas passam fome e 117 milhões não têm acesso pleno e permanente a alimentos no país. As camponesas levantaram outras reivindicações como o feminicídio e o uso excessivo do agrotóxico. 

As centenas de camponesas se posicionaram contra as ações de despejo em curso no país, onde mais de 123 mil famílias estão ameaçadas, segundo dados da Campanha Nacional Despejo Zero. Os camponeses ressaltaram que em decorrência da crise econômica cresceu os números de ocupações por todo o país, tanto no campo como na cidade. Esta foi a solução encontrada por milhares de famílias para resolver seus anseios diante do desemprego e miséria, elevando sua compreensão do caminho de que transformação que o país necessita perpassa a conquista de um pedaço de terra.

Centenas de mulheres camponesas ocupam latifúndios no sul da Bahia. Foto: MST

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin