BA: Indígenas e camponeses unem na luta por direitos

No dia 21 de março, indígenas do povo Tupinambá unidos à camponeses realizaram dois protestos para exigir seus direitos. Eles exigem a manutenção das estradas e mais transportes públicos nas zonas rurais no município de Ilhéus localizado no sul do estado da Bahia. Segundo as denúncias, as vias vicinais estão intransitáveis e abandonadas.

Os manifestantes realizaram dois protestos simultâneos. Um grupo bloqueou as duas vias da rodovia BA-001 próximo ao aeroporto Jorge Amado do município de Ilhéus, impedindo acesso à ponte e ao bairro do Pontal. Já na zona norte do município, indígenas e camponeses impediram a saída de quatro ônibus de transporte público. Com cartazes e palavras de ordem a massa exigia melhores condições na estrada e maior quantidade de linhas de ônibus.

Os manifestantes relataram que os ônibus do transporte coletivo não chegam aos locais onde moram os indígenas. Eles também ressaltaram a necessidade do transporte para levar a produção para a cidade. Denunciam ainda que desde 7 de março, quando retornaram às aulas presenciais, os filhos dos indígenas e camponeses não frequentaram as aulas devido o descaso do velho Estado com as estradas e transportes nas áreas rurais.

A comunidade relatou que diversos diálogos foram feitos com membros do prefeito Mário Alexandre (PSD), porém não foram cumpridos. Então decidiram agir por conta própria para garantir o direito ao transporte.

Indígenas e camponeses se unem na luta por direitos no município de Ilhéus. Foto: Reprodução

União vitoriosa

As manifestações foram vitoriosas e terminaram com a conquista das reivindicações realizadas pelos indígenas e camponeses: a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) do município de Ilhéus disse que vai ampliar a quantidade de linhas e a Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais disse que retornará com as manutenção das estradas vicinais.

A união de indígenas e camponeses segue em incessante luta pelos direitos em todo território nacional, pois compreende que o povo tem o mesmo inimigo em comum, o velho Estado brasileiro, que atua em benefício de grandes burgueses e latifundiários do país.

Leia também: Camponeses, indígenas e quilombolas se unem na luta contra a Vale

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin