RJ: Estudantes de Filosofia da UFF realizam evento contra os ataques à Educação em Niterói

Estudantes e professores debatem sobre a nova BNCC e os ataques a Educação. Foto: Reprodução

No dia 25 de maio, o Centro Acadêmico de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (CAFIL-UFF), juntamente a coordenação do curso, organizou um evento reunindo diversos alunos e professores a fim de buscar um posicionamento a respeito das reformas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tais reformas implicam diretamente no currículo do curso e sobre o ensino de filosofia nas escolas do país. 

A posição dos discentes e docentes foi de total contrariedade a tal imposição do governo visto que o projeto de ridicularizar e debilitar o ensino, em especial das ciências humanas nas escolas do país, não é de hoje. Num recorte mais específico, o conteúdo da filosofia será talvez um dos mais afetados, tendo sua carga horária reduzida e menos favorecida do que disciplinas como ensino religioso. 

Além disso, o conteúdo da filosofia deve ser ‘’esfarelado’’. Novas disciplinas como ‘’projeto de vida’’ ou assuntos voltados a área do empreendedorismo serão introduzidas no ensino médio, numa tentativa mentirosa de reintroduzir a futura população economicamente ativa (PEA) a um mercado de trabalho cada vez mais precário e injusto. Perante a uma exorbitante crise política e econômica, a questão também tem como finalidade atacar diretamente o direito à autonomia universitária. 

Mesmo com todo esse panorama desesperador tanto para os jovens nas escolas e para os licenciandos das ciências humanas, o evento contou com uma sala completamente lotada de indignados estudantes e professores que não contaram como opção deixar tal reforma num posto indubitável. Na mesa do evento estavam presentes o Diretor da faculdade de educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), Fernando Penna e o coordenador do curso de licenciatura de filosofia da UFF Luís Felipe Bellintani . Ambos presentes na luta contra a reforma da BNCC, os professores puderam explicar e expor toda a situação aos estudantes numa proposta de barrar a reforma na universidade, instigando um posicionamento convicto e combativo diante da tentativa do velho Estado brasileiro, mais uma vez, quebrar as pernas da educação. 

Na atual situação da UFF, cada vez mais vazia diante de uma assombrosa crise financeira e de uma assistência estudantil ínfima, a faculdade de filosofia foi palco de um vitorioso e numeroso debate, mostrando que a luta coletiva dentro das universidades sempre foi e será mais poderosa do que as mãos sujas do governo brasileiro. O evento deixou explícito que este seria apenas um primeiro passo e que as licenciaturas não permitirão a reforma passar.

Estudantes e professores debatem sobre a nova BNCC e os ataques a Educação. Foto: Reprodução

Uma banquinha com exemplares do jornal AND foi montada durante o evento. Foto: Reprodução.

Estudantes e professores debatem sobre a nova BNCC e os ataques a Educação. Foto: Reprodução

Estudantes e professores debatem sobre a nova BNCC e os ataques a Educação. Foto: Reprodução

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin