PE: Moradores protestam exigindo auxílios para atingidos por chuvas

Moradores protestam exigindo auxílio emergencial para atingidos pelas chuvas em Recife. Foto: Reprodução

Moradores de Recife, em Pernambuco, realizaram dois protestos simultâneos nas primeiras horas do dia 17 de junho para cobrar auxílios e obras de saneamento prometidas pelo velho Estado após as chuvas que devastaram a cidade no último mês. Os moradores do bairro Jardim São Paulo, na zona oeste da capital pernambucana, fecharam com barricadas incendiadas duas importantes vias da região: a BR-101 e a rua Leandro Barreto.

No protesto realizado próximo ao quilômetro 71 da BR-101, os moradores fecharam a via no sentido Paulista utilizando pneus incendiados. Os moradores levaram cartazes com palavras de ordem contra o prefeito de Recife, João Campos (PSB). Nos cartazes podia-se ler as seguintes frases: ''Prefeito, cadê nossos direitos?'', "Defesa civil não chega, mas as contas chegam", "Não aceitamos só promessas".

Leia Também: PE: Mortes em meio a chuvas é mais um crime do velho Estado contra o povo

Além de cobrarem as justas indenizações, os moradores também exigiram que a prefeitura conclua as obras do canal que passa pelo bairro.

"Na minha casa eu perdi tudo. Hoje eu não moro mais nela, ela está comprometida e moro de aluguel. Aqui não veio bombeiro, não veio a Defesa Civil para me salvar, chamei várias vezes e quem me salvou foi o vizinho. A gente está aqui pedindo para que o prefeito venha resolver esse problema do canal que tem mais de 40 anos", contou uma moradora identificada como Priscila, em entrevista ao portal G1.

No outro protesto, realizado na rua Leandro Barreto, na altura do viaduto que fica no bairro, perto da estação de metrô do Barro, moradores também fecharam a rua e montaram uma barricada com pneus incendiados. Eles também cobraram da prefeitura os auxílios prometidos para os afetados pela chuva.

"No meu quarto, não tenho nem condições de dormir porque não tenho colchão. Guarda-roupa não existe mais, durmo no chão, cadê a prefeitura?", disse em entrevista o encanador Laudecir Maciel.

No final do mês de maio e início de junho, o estado de Pernambuco foi atingido por fortes chuvas, que causaram deslizamentos de terra e enchentes. No total 130 pessoas morreram e outras milhares perderam tudo que tinha ficado desabrigadas ou desalojadas.

Manifestantes bloqueiam BR-101 no Recife para exigir indenizações para atingidos pelas chuvas. Foto: Reprodução.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin