MG: Motoristas de caminhão protestam contra assassinato de colega por delegado

Protesto em rechaço à liberação do delegado que assassinou o motorista de reboque Anderson Melo. Foto: Reprodução

Amigos e familiares do motorista de caminhão Anderson Melo realizaram um grande protesto com mais de 100 caminhões pelas ruas de Belo Horizonte após o motorista ter sido assassinado por um delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, no dia 26 de julho, durante uma discussão no trânsito no Complexo da Lagoinha. O motorista de 44 anos foi alvejado com um tiro no pescoço, passou por cirurgia, mas não resistiu. O policial civil estava em uma viatura descaracterizada acompanhado de outro policial quando cometeu o crime. Mesmo com evidências de que ele atirou e assassinou o motorista, foi liberado uma vez que a polícia civil concluiu que “não houve elementos jurídicos para a prisão”.

O protesto contou com um buzinaço no local do assassinato e seguiu até o cemitério onde Anderson será velado e sepultado. “Estamos com 100 caminhões e todos plotados com faixa preta de luto. O Anderson era querido por todos nós. Só saia para o trabalho e a igreja. Era o provedor da família. Deixa esposa, quatro filhos e um neto”, disse um colega.

Uma amiga do motorista, que participou do ato com outras centenas de caminhoneiros, denunciou a absurda alegação para soltar o assassino: “Queremos que não seja feita injustiça igual está acontecendo neste momento. Está havendo distorção dos fatos, cobertura das evidências. O delegado já foi liberado alegando que agiu em legítima defesa. O Anderson nem teve tempo de reagir”.

O delegado alega que Anderson tentou, deliberadamente, atropelá-lo com o caminhão após jogar o caminhão contra o carro. Por sua vez, ele não apresenta nenhuma prova disso. Já os colegas e amigos caminhoneiros da vítima atestam a inocência de Anderson e destacam que o delegado atirou para matar e não intimidar.

Os amigos de Anderson rechaçam a liberação do delegado e a demora para o Instituto Médico Legal (IML) fazer o mesmo com o corpo do motorista. “Queremos cobrar por Justiça. O delegado tem que estar preso. Nós nem conseguimos enterrar o nosso amigo ainda. O IML não liberou o corpo. O assassino está solto: almoçando e jantando com a família e bem provável rodeado de advogados”, afirmam.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin