Lançamento de "Esse Mundo é Meu: as artes de Sérgio Ricardo"

A- A A+

Hoje, 22/03, às 19h, acontece o lançamento do livro Esse Mundo é Meu: as artes de Sérgio Ricardo, na livraria Leonardo Da Vinci, no Rio. "Sérgio Ricardo é um artista múltiplo. Compositor, cineasta, artista plástico, escritor, sua obra é uma das mais significativas da cena cultural brasileira desde os anos 1960, assim como é uma das mais desconhecidas. Esse desconhecimento não é apenas relativo ao grande público, aos circuitos do “mercado”, mas também diz respeito aos historiadores, críticos e produtores culturais em geral. Sua obra musical do início dos anos 1960 pode ser considerada fundacional de uma nova música popular brasileira, marcada pelo encontro do lirismo e do engajamento, dos acordes sutis e da busca dos sons populares. Ricardo transitou pelo bolero, pelo samba-canção, pelo samba, pelo jazz, pelo choro, pelo repente. Dialogando com os jovens do CPC da UNE, mas sem aderir aos princípios redutores do que se entendia por “arte engajada”, Sergio Ricardo criou também no campo do cinema e das artes plásticas, com bastante maestria. Na fatídica “Noite de 67”, em plena efervescência dos festivais da canção, momento de virada da vida cultural brasileira na direção de uma nova etapa de mercado, Sergio Ricardo quebrou seu violão, em sentido literal e metafórico. Sua recusa irascível do ambiente de festival marcou seu destino dentro do mercado, inaugurando um retiro estratégico não em busca do silêncio, mas em busca da liberdade existencial e criativa. Esse produtor cultural e artista múltiplo, cuja trajetória e obra, revisitada neste livro, ainda nos exige contemplação e crítica" apresenta Marcos Napolitano, Professor do Departamento de História da USP.

O endereço é: Av. Rio Branco, 185, Centro, Rio de Janeiro/RJ. Entrada gratuita.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza