MG: Quilombo da Lapinha ameaçado de despejo

A- A A+

MG: Quilombo da Lapinha ameaçado de despejo

Comitê de Apoio AND – Norte de Minas

A comunidade remanescente de quilombolas, “Quilombo da Lapinha”, que possui dezenas de famílias, está ameaçada de despejo das suas terras, que reocupam desde 2006, em Matias Cardoso (MG). A comunidade possui o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) do território e as famílias estão cadastradas junto ao INCRA. As famílias ocupam 22 hectares da fazenda “Casa Grande”, por meio de acordo, intermediado no ano de 2007 pela Vara Agrária do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) entre o pretenso proprietário das terras a empresa FAREVASF (Fazendas Reunidas Vale do São Francisco) e as famílias apoiadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Enquanto ainda vigorava o referido acordo, a fazenda “Casa Grande” foi comprada pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas), órgão do velho Estado que, reiteradas vezes, têm sido denunciado pelos movimentos populares da região devido à verdadeira perseguição que promove à pequena e média produção camponesa, sob o pretexto e discurso de “defesa do meio ambiente”.

Nos últimos dias, a Vara Agrária emitiu mandato de reintegração de posse favorável à FAREVASF, que alega ser a expulsão das famílias da fazenda “Casa Grande” uma condição imposta pelo IEF para que se efetue o pagamento da última parcela referente à desapropriação da mesma. Agora é o estado de Minas Gerais, gerenciado por Fernando Pimentel/PT, que, por meio do IEF, ameaça de expulsão a comunidade remanescente de quilombolas.

Esta não é a primeira vez que o Quilombo da Lapinha enfrenta a perseguição do velho Estado e do podre judiciário e as famílias reafirmam sua disposição em seguir lutando pelo seu território para que possam continuar trabalhando e vivendo com dignidade. 

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza