Foz do Iguaçu comemora os 15 anos de AND

A- A A+

Os 15 anos de existência do Jornal A Nova Democracia foram comemorados com um vibrante evento realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) em Foz do Iguaçu, no dia 15/09.

Estudantes e apoiadores estiveram presentes na celebração que contou com apresentações culturais de sanfona, viola e violão.

Os professores Fausto Arruda (Presidente do Conselho Editorial de AND), Sebastião Rodrigues (membro do Conselho Editorial de AND) e Gil Felix da Unila (apoiador e entusiasta de AND) compuseram a mesa de debates juntamente com a estudante secundarista que participou do vigoroso movimento de ocupação das escolas que tomou o país nos anos de 2015/2016.

O evento, organizado e propagandeado por apoiadores de AND, contou com diversos materiais de divulgação, dentre eles cartazes, panfletos e “dazibais”, que convocaram a comunidade acadêmica para a celebração. Também como parte das atividades de convocação a banquinha semanal de divulgação do AND na universidade distribuiu dezenas de edições anteriores do jornal.

                     

Banquinha e cartazes convocam estudantes e professores para Celebração dos 15 anos de AND na Unila

A abertura do ato político-cultural foi realizada com a apresentação do professor Sebastião Rodrigues, que encantou com sua viola e a sanfona. Sebastião entoou a canção O cio da terra iniciando assim a vigorosa celebração. Na apresentação da mesa a estudante secundarista Liege Reis relatou sua experiência das ocupações e saudou a Juventude Combatente, que lutou bravamente pelo direito à educação.

A atividade seguiu com a apresentação do filme Terra e Sangue: Bastidores do Massacre de Pau D`arco, e a explanação da Linha Editorial de AND pelo professor Fausto Arruda.

Na análise da situação política, o professor Fausto ressaltou a situação revolucionária que se desenvolve em nosso país e a relação desta com o resto do mundo. Apontou sobre a justeza da Revolução Democrática, Agrária e Anti-imperialista como processo em curso e única solução para condição de subjugação que se encontra o Brasil atualmente.

Destacou a brava luta dos camponeses pela terra, traçando paralelos do papel de uma imprensa popular presente nessas áreas mais isoladas para noticiar e propagar as lutas do povo que hoje se desenvolvem nos rincões de nosso país. Explicou também a necessidade da reconstrução do Partido Revolucionário em detrimento dos partidos eleitoreiros da velha ordem.

Ao final, foi aberto para debate, onde os ali presentes saudaram a justeza da linha e também despertou-se a curiosidade sobre os processos revolucionários em curso nos outros países.

O professor na Unila e apoiador de AND Gil Felix destacou o papel da Imprensa Popular e Democrática como essencial na defesa e posicionamento frente a justa luta do povo.

A celebração foi encerrada com a incrível performance de Marcos Vinícius, que encheu a sala de altividade com seu violão e imponente voz, demonstrando a importância da elevação da cultura popular como forma de combate a cultura imperialista que nos é imposta.

Ao final do evento também foram saudados os companheiros e companheiras apoiadores da Imprensa Popular e Democrática falecidos recentemente que dedicaram sua vida pela causa da revolução.

Exibição do filme 'Terra e Sangue'

 

Cartaz saúda revolucionários de Hamburgo

Mesa de debates durante Celebração dos 15 anos

 

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza