AL: Camponeses denunciam crimes do latifúndio em reunião

A- A A+

Os camponeses do Acampamento da Fazenda Várzea Grande denunciaram os crimes praticados por pistoleiros a serviço da Usina Utinga Leão em reunião com um major e um sargento da Polícia Militar que pertencem ao gerenciamento de crises e a advogada do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) ocorrida em Maceió (AL) no dia 25 de setembro.

Os trabalhadores denunciaram uma série de ataques e ameaças por parte de capangas da Usina Utinga Leão em conluio com a Polícia Militar do gerente estadual Renan Filho/PMDB. Os funcionários do Iteral afirmaram que irão apurar os fatos e se as denúncias forem comprovados, os responsáveis serão punidos.

AND divulgado em assembleia camponesa

Os companheiros do Comitê de Apoio de AND realizaram uma importante brigada de divulgação do jornal A Nova Democracia em assembleia camponesa no Acampamento da Fazenda Várzea Grande, situado no município de Rio Largo, no dia 24 de setembro.

Ao longo da assembleia 26 exemplares da edição 196 de AND foram comprados pelos camponeses como forma de apoiar e manter a existência da imprensa popular e democrática, que propagandeia a necessidade de uma Revolução de Nova Democracia em nosso país.

Na assembleia camponesa foi exibido o vídeo elaborado pelo AND com as denúncias enviadas pelos próprios camponeses que ocupam as terras da fazenda Várzea Grande. Os trabalhadores ficaram entusiasmados com o vídeo, que será um importante instrumento de denuncia perante a população da região.

Corte Popular anunciado

Como divulgado na edição 197 de AND, o Corte Popular foi iniciado pelos camponeses que ocupam a fazenda Várzea Grande. Desde a ocupação das terras abandonadas da Usina Utinga Leão no dia 27/08, sob a bandeira vermelha da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) do Nordeste, cresceu o número de famílias presentes no Acampamento da Fazenda Várzea Grande.

Em assembleia ocorrida no dia 17/09, os camponeses decidiram por unanimidade nomear as terras ocupadas de Área Revolucionária Rosalvo Augusto, uma homenagem a um militante da LCP que participou ativamente de tomadas de terras do latifúndio em vários estados.

Cobertura de AND sobre a luta camponesa em Rio Largo

Corte popular iniciado

Camponeses tomam terra em Rio Largo

Camponeses denunciam ataques do latifúndio

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza