RJ: Artistas protestam contra cancelamento de apresentações culturais

A- A A+

Artistas e ativistas realizaram uma manifestação e ocuparam na noite de 06 de outubro o Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho, conhecido como Castelinho do Flamengo, localizado na zona sul do Rio. O protesto foi motivado pelo cancelamento da peça teatral e exposição fotográfica que seriam realizados no local. 

A mobilização dos artistas ocorre na mesma semana em que o gerente municipal Marcelo Crivella vetou uma exposição no Museu de Arte do Rio. 

Atores da peça e produtores da mostra fotográfica denunciaram o caráter político da suspensão dos eventos. 

Em sua página da internet, o coletivo FLSH, que integra a mostra fotográfica “Curto Circuito”, afirmou: 

“Fomos comunicados, hoje, às vésperas de abertura do evento, de que o local, 'Castelinho do Flamengo', está fechado por tempo indeterminado, devido a problemas elétricos. Vários dos nossos integrantes estão, neste momento, no espaço, e as luzes acesas indicam que tudo está funcionando” 

Também em entrevista à EBC, Hugo, um dos atores da peça, denunciou o caso e relatou que até o momento da manifestação a prefeitura não havia indicado um novo espaço para a realização do evento.

Em nota publicada após a manifestação a Secretaria de Cultura declarou que “a programação no Castelinho do Flamengo foi adiada tão somente devido a problemas nas instalações elétricas. O conserto está em andamento e, caso realizado em tempo hábil, a programação será retomada no próprio espaço”

As apresentações culturais que contém cenas de nudez e abordam o tema da sexualidade ainda não têm data prevista para exibição.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza