Ocupação do bandejão da Uerj prossegue de forma combativa

A ocupação do bandejão da Uerj pelos estudantes prossegue de forma combativa. Diversas atividades têm sido realizadas e, com apoios e doações, eles têm conseguido colocar o Restaurante Universitário para funcionar de forma independente.

O movimento tem recebido apoios da comunidade acadêmica da própria Uerj e de outras universidades, seja em forma de notas ou apoio material. Entre os apoios recebidos, o Circo Voador fez uma doação de 250 kg em alimentos. Entre as atividades culturais realizadas, na última segunda-feira, 9 de outubro, dois integrantes do grupo musical Casa Norte se apresentaram para os estudantes, numa demonstração de apoio deste grupo de música popular à luta da juventude, entre outras.

Já na manhã desta quarta-feira, 11/10, o Ocupa Bandejão (Ocupação Bruno Alves) participou de uma manifestação realizada junto com professores e técnico-administrativos, que ocuparam a reitoria no dia 10. Em seguida, os estudantes prepararam o almoço e participaram de uma aula pública com os professores Francisco Sousa e Géssica Guimarães Gaio.

Eles também aprovaram um calendário de atividades, que reproduzimos na íntegra:

"CALENDÁRIO DA OCUPAÇÃO APROVADO PELA ASSEMBLEIA:
17/10 - TERÇA-FEIRA - 15h - Reunião Plenária do movimento estudantil independente e combativo em conjunto das universidades em luta (Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ, etc.).
18/10 - QUARTA-FEIRA - 14h - Panfletagem da Ocupação com chamada para o ato do dia 19/10. Concentração: Bandejão.
18/10 - QUARTA-FEIRA - 18h - Mesa da ocupação sobre Situação Política com Igor Mendes (ex-preso político e estudante de geografia) e com o Movimento Feminino Popular.
19/10 - QUINTA-FEIRA - 17h - Grande Ato em defesa das Instituições de Ensino Superior. Concentração 15h no bandejão.
26/10 - QUINTA-FEIRA - 19h - Aulão pré-vestibular 'Dom Casmurro'."

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin