Após 5 semanas de ocupação, bandejão da Uerj recebe apoio

A- A A+

Estudantes param o trânsito combativamente em defesa do ensino público Foto: Rodrigo Baptista

Em 5 semanas de ocupação o bandejão da Uerj vêm recebendo apoio de diversos movimentos estudantis independentes das universidades do Brasil.

O bandejão foi ocupado no dia 26/09 e desde então tem cumprido o importante papel de colocar o espaço para funcionar, servindo almoço e janta para centenas de estudantes, técnicos, professores e funcionários terceirizados. Além disso o Restaurante Universitário tem sido espaço de debate político e referência para dar novos rumos a luta em defesa da educação pública, contra o sucateamento e privatização. 

Em nota estudantes de Mestrado e Doutorado do CPDA da UFRRJ declararam em sua página "Mobiliza CPD" defesa a ocupação do bandejão da Uerj (Ocupação Bruno Alves) "Por isso, nós estudantes do programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) declaramos nossa total solidariedade à Ocupação Bruno Alves do bandejão da UERJ. O movimento da UERJ é um exemplo para todo o movimento estudantil do Rio de Janeiro e do Brasil, que através da ação direta estudantil combate as políticas de ajuste fiscal que atacam o povo e os estudantes. É necessário cercar os companheiros/as em luta de apoio tanto material quanto político".

A oposição CCI ao DCE-UNB também se posicionou a favor da ocupação do bandejão como mostra sua moção de apoio "Saudamos a luta das/os camaradas do ocupa bandejão que, no meio da batalha contra o sucateamento do ensino superior público, combatem e avançam contra as ações do estado burguês e o oportunismo da parasitagem reformista (UNE) que constantemente blindam e protegem os inimigos do povo. A gestão do PT/PCdoB no DCE-UNE da UERJ ao se posicionar contra ocupação do Bandejão se coloca novamente contra os filhos do povo e desmerecem toda a luta contra a privatização do ensino e o desmonte da educação pública".

Dia da Luta em Defesa da Educação Foto: Rodrigo Baptista

A comissão organizadora do Epeepe (Encontro Pernambucano dos Estudantes de Pedagogia) publicou uma nota também prestando apoio a ocupação do restaurante Universitário da Uerj, os mesmos dizem "A Ocupação Bruno Alves tem se destacado como a principal luta em defesa da Universidade Pública no país hoje, apontando a importância da organização, disciplina e combatividade para defender os interesses dos estudantes e de todo o povo, demarcando campo com os partidos eleitoreiros e traidores da luta".

Por fim em nota a página "Ocupa Bandejão Uerj" administrada por estudantes declara que permanecerão seguindo mais firmes do que nunca na defesa do ensino superior público "Nossa ocupação apontou o caminho para o movimento estudantil combativo de como enfrentar o sucateamento e a privatização: ocupando todas as universidades, transformando-as em trincheiras de resistência estudantil para defender com unhas e dentes o direito do povo de estudar e aprender. Ousar lutar, ousar vencer! Viva a ocupação Bruno Alves!!!"   

Foto: Rodrigo Baptista

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja