Atividades da imprensa popular e democrática em Rondônia

A- A A+

Na semana dos dias 19 a 22 de novembro, apoiadores do jornal A Nova Democracia de Rondônia organizaram uma série de eventos que exaltaram a importância da Imprensa Popular e Democrática e sua relação com a luta em defesa da educação pública.

A semana de eventos, organizada em celebração aos 15 anos de existência de AND, contou com a presença do professor Fausto Arruda, diretor do jornal A Nova Democracia, e ocorreu em meio às mobilizações nacionais em defesa da Educação Pública.

Na tarde do dia 19/11, realizou-se um encontro ampliado do Comitê do AND de Porto Velho com a presença de ativistas do movimento estudantil, professores da educação básica e também da UNIR. O debate central se referiu à importância da Imprensa Popular e Democrática e a luta por fortalecer o Comitê de Apoio local. Antigos ativistas que já atuaram na propaganda do AND estiveram presentes.

No dia 20/11, um ciclo de debates organizado em conjunto pelo Comitê de Apoio ao AND de Porto Velho, a Frente Rondoniense em Defesa da Educação Pública e o grupo de Pesquisa HISTEDBR-UNIR, discutiu a privatização do ensino superior, a luta em defesa da universidade pública, as lutas populares e o papel da Imprensa Popular e Democrática.

O ciclo de debates contou com a participação de mais de 120 pessoas e possibilitou aprofundar as discussões e os preparativos para as manifestações do dia 23/11, Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública.

Durante o evento foram denunciados os pacotaços do gerenciamento Temer que cortam recursos da educação e atacam direitos dos trabalhadores, dentre eles a PEC 366/2017, a MP 805/2017, que arrocha o salário do funcionalismo público, e a Lei 6847/2017 que impõe uma falsa regulamentação da profissão do pedagogo.

No dia 21/11, o professor Fausto Arruda participou de uma aula para estudantes de Ciências Sociais, proposta pelo professor Clarides Henrich de Barba, do curso de Ciências Sociais da UNIR, com a temática sobre os 100 anos da Grande Revolução Socialista de Outubro e as perspectivas da construção socialista no âmbito da educação.

No último dia de eventos (22/11), apoiadores de AND promoveram um debate sobre a privatização da educação e o papel da Imprensa Popular e Democrática no campus da UNIR localizado na cidade de Rolim de Moura.



Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja