
Servidores ocuparam o Hospital Regional de Araranguá (SC) em razão do grave atraso no pagamento dos salários no dia 22 de dezembro.
Há vários meses a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), "Organização Social" (OS) responsável pela gestão do hospital, atrasa o pagamento dos funcionários, gerando constante revolta entre os profissionais de saúde da instituição. Como justificativa, a empresa afirmou que a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina estaria atrasando os repasses de verba.
Por sua vez, a Secretaria de Estado de Saúde nega ter havido atrasos no repasse para a SPDM. E para piorar a situação, o secretário de Estado de Saúde de Santa Catarina, Vicente Caropreso, anunciou o rompimento com a gestão da SPDM.
O IDEAS, Instituto Desenvolvimento, Ensino, e Assistência à Saúde, provavelmente a nova OS gestora do hospital, anunciou um processo seletivo com apenas 250 vagas, sendo que o número de funcionários atualmente necessários para manter o Hospital é maior que esse, gerando insegurança para os trabalhadores que estão ameaçados de perderem seus empregos automaticamente e problema grave para a população da região que tem as condições para o tratamento de saúde cada vez mais precarizadas.
Os servidores afirmaram que só sairão quando tiveram suas reivindicações atendidas, e que não aceitarão o processo seletivo da nova empresa. Também denunciaram as condições precárias de trabalho no hospital.
Em solidariedade à luta dos profissionais de saúde, estudantes da região organizados no movimento Resistência Estudantil Araranguá (REA) emitiram uma nota de apoio, reproduzida a seguir.
NOTA DE APOIO À OCUPAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL ARARANGUÁ
Companheiros e companheiras,
Nós da Resistência Estudantil Araranguá, viemos através desta nota saudar a ocupação do Hospital Regional de Araranguá, levada a cabo pelos trabalhadores do mesmo, no dia 22/12 (sexta-feira).
A ocupação do Hospital Regiona de Araranguá (HRA) é plenamente justa. Já faz anos que o Hospital é abandonado pelo "governo" estadual, deixando-o sem estrutura adequada, sem quantidade de medicamentos necessária, e com falta de pessoas no quadro de funcionários.
Ao contrário do que dizem, que é “esquecimento” ou “descaso” do “governo” estadual com o Hospital Regional, que não atende apenas a Araranguá, mas a várias outras cidades da região, essa é uma política de Estado friamente calculada.
Com a justificativa de que o Estado é ineficiente, e não tem competência para administrar o Hospital, passam o controle do mesmo para as mãos de empresas privadas, que são, supostamente, apenas na cabeça deles, mais qualificadas e mais capazes de administrar o que, por direito, é público e gratuito.
Companheiros e companheiras, nós da Resistência Estudantil Araranguá, na maioria dos estudantes, participamos da ocupação do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) – Araranguá, lutando contra a PEC 55, antiga PEC 241, e contra a famigerada “reforma” do Ensino Médio. Esse “governo” federal, através do MEC, tentou nos ameaçar pedindo nossos nomes para impor multas a nossas famílias, e tentando, inutilmente, fazer nós recuarmos.
Sabemos qual o caráter desse “governo” estadual de Santa Catarina, que está intimamente ligado aos seus amiguinhos em Brasília: um governo antipovo, formado por quadrilheiros, que servem aos interesses de uma minoria insignificante, destruindo aquilo que pertence à imensa maioria do povo catarinense.
Por isso, nós da REA, nos colocamos ao lado dos trabalhadores do HRA, porque sabemos que sua luta é justa, e acreditamos que se irmos até o fim, conseguiremos que atendam todas as reivindicações dos companheiros e companheiras trabalhadores do Hospital.
Podem contar conosco para tudo que precisarem! Nós, estudantes revolucionários que servem ao povo, estaremos prontos para resistir aos ataques desse velho Estado podre e carcomido, que não serve aos interesses da imensa maioria do povo brasileiro, mas apenas aos interesses da insignificante minoria de grandes burgueses e latifundiários que acham que ainda governarão nosso país por muito tempo; sonhos em vão da reação!
Apoiaremos a ocupação mobilizando, politizando, e organizando o povo de Araranguá e região, com o objetivo de divulgar e propagandear a importância da ocupação do Hospital, que aliás, é histórica!
DERRUBAR OS MUROS DA UNIVERSIDADE!
SERVIR AO POVO NO CAMPO E NA CIDADE!VIVA A HISTÓRICA OCUPAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL!
ABAIXO À REPRESSÃO DO VELHO ESTADO!
VIVA A LUTA INDEPENDENTE, COMBATIVA E CLASSISTA!
Resistência Estudantil Araranguá