Ativista defensor da luta camponesa vinha recebendo ameaças de morte antes de ser assassinado
O ativista Valdemir Resplandes dos Santos foi assassinado covardemente na noite de 9 de janeiro em Anapu (PA). Ele era conhecido na região por lutar pelo direito à terra pelas massas camponesas
Valdemir circulava de motocicleta no bairro do Morro do Macaco por volta das 19h, quando foi abordado por dois homens armados. Cercado, o ativista foi alvejado nas costas e quando já se encontrava no chão ainda levou um tiro na cabeça. Os dois homens não levaram nenhum dos pertences de Valdemir, o que sugere uma possível execução.
O ativista há anos vinha denunciando as ameaças de morte feitas contra ele. “Eu sou uma pessoa muito perseguida, ameaçada. Teve noite que não dormimos, porque ficava passando várias caminhonetes, íamos na polícia para registrar um boletim, mas nunca fomos atendidos”, denunciou Valdemir em entrevista ao programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, que foi ao ar em 7 de julho de 2016.
NÃO SAIA AINDA…O jornalA Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.
Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.
Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.
Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui
Diretor Geral Fausto Arruda (licenciado) Victor Costa Bellizia (provisório)
Editor-chefe Victor Costa Bellizia
Conselho Editorial Alípio de Freitas (In memoriam) Fausto Arruda José Maria Galhasi de Oliveira José Ramos Tinhorão (In memoriam) Henrique Júdice Matheus Magioli Cossa Paulo Amaral Rosana Bond
Redação Ana Lúcia Nunes João Alves Taís Souza Gabriel Artur Giovanna Maria Victor Benjamin