PA: Munduruku baleado por policial militar

A- A A+


Com informações do Conselho Indigenista Missionário (Cimi)

 

O munduruku Raimundo Saw foi alvejado na parte superior da coxa na tarde de 21 de janeiro, quando um policial militar à paisana passou pelo pedágio existente dentro da Terra Indígena Praia do Mangue sem pagar no município de Itaituba (PA). O policial que efetuou os disparos já havia feito ameaças aos indígenas com o intuito de acabar com o pedágio dentro desta TI.

Os munduruku para controlar a circulação de pessoas e veículos dentro de sua terra tradicional criaram um pedágio na estrada de terra que corta este território. A estrada é utilizado pelos não indígenas para acessar balneários e fazendas. No pedágio são cobrados R$ 10 para carros e R$ 5 para motos.

“Se chegou no limite quando uma criança quase foi atropelada. Esse ramal passa por uma aldeia. O povo vive ali, as crianças brincam. É a casa, o quintal delas. A sociedade itaitubense entende errado nossa situação, postam acusações infames sobre nós, apontam para discriminação preconceituosa, ameaçam constantemente nas redes sociais. Tudo porque a ela não é passada a informação de que se trata de terra indígena, ou seja, área da União de usufruto exclusivo nosso”, explicou Arlisson Ikon Munduruku.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza