ExNEPe: 22º Fórum Nacional de Estudantes de Pedagogia

A- A A+

Repercutimos a seguir uma convocação da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) para o 22º Fórum Nacional de Estudantes de Pedagogia


A Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) convida os estudantes de pedagogia e suas entidades representativas de todo o país para participarem do seu 22º Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia (FoNEPe), que será realizado entre os dias 04 e 06 de maio no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

O FoNEPe é uma atividade anual organizada pela ExNEPe com o objetivo de impulsionar a formação política e organizativa dos estudantes de pedagogia no Brasil, particularmente das suas entidades de base – Centros e Diretórios Acadêmicos, visando elevar e desenvolver a luta em defesa do ensino público e gratuito. Neste ano, a 22º edição do FoNEPe terá como tema 200 anos de Marx e 100 anos de Córdoba: Um espectro ronda a Pedagogia, e será a principal atividade de preparação para o 38º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia.

Na convocação deste FoNEPe, partimos da situação concreta da educação brasileira, da necessidade urgente de intensificar a defesa intransigente das universidades brasileiras contra a ofensiva privatista que ganha fôlego redobrado com atual ameaça de intervenção militar em todo o país. No curso desta luta, identificamos a importância de cerrar fileiras em torno da democracia e da autonomia universitárias, bases fundamentais da união de estudantes, professores, funcionários e de toda a sociedade na defesa da gratuidade do ensino público.

Procuramos retomar os ensinamentos da centenária luta de Córdoba, evento ímpar na história latino-americana que transformou universidades a serviço do pensamento democrático e progressista, permitindo o verdadeiro desenvolvimento da ciência à serviço da Humanidade.

Entendemos assim, que é dever dos estudantes, particularmente dos estudantes de pedagogia, se preparar para assumir a linha de frente neste combate. Para isto, tomamos as lições bicentenárias do pensamento marxista, de seu desenvolvimento histórico e aplicação criadora na direção das lutas das classes populares em todo mundo, enfrentando e resistindo à sanha exploratória do sistema capitalista mundial e sua dominação sobre os povos e nações oprimidas em todo o globo.

Buscamos na análise das políticas educacionais e do sistema de ensino brasileiro antever as consequências nefastas para toda a sociedade causadas pelo desmonte das universidades públicas e pelos ataques imediatos à formação de professores no nosso país expressos, principalmente, na intervenção privatista de Temer na pedagogia através da falsa-regulamentação da nossa profissão (PL 6847/17) e,mais recentemente, na “Residência Pedagógica” defendida pelo MEC.

O ESPECTRO DA LUTA INDEPENDENTE, CLASSISTA E COMBATIVA RONDA A PEDAGOGIA!

Convictos da justeza da nossa luta e do caminho que temos trilhado em defesa da educação pública, desde já saudamos calorosamente a todas as delegações, entidades, estudantes, professores e lutadores do povo que se preparam para o 22º FoNEPe.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja