TO: Judiciário e PM despejam camponeses em Palmeirante

A- A A+


Cerca de 18 famílias da comunidade Gabriel Filho foram despejadas de terras que ocupavam há dez anos no município de Palmeirante, Tocantins, no dia 17 de abril. Os camponeses abandonaram a área sob forte coerção de 15 policiais militares fortemente armados.

O juiz da Comarca de Filadélfia, Fabiano Ribeiro, expediu o mandado de reintegração de posse em benefício do latifundiário Paulo Freitas, que nunca exerceu a posse da área e acompanhou de perto o despejo. O latifundiário responde a um processo criminal pelo assassinato da liderança camponesa Gabriel Filho em 2010.

Além de serem despejados injustamente do latifúndio, os camponeses não receberam sequer um caminhão para transportar os seus pertences. As famílias resolveram montar um acampamento em uma área vizinha.

“Tenho a mandioca ainda para colher, tenho 15 mil pés de abacaxi. Vai fazer o que? Minha vida era toda aqui, minha e da minha família. Minhas meninas cresceram todas aqui, tenho menina que casou aqui também. Já perdemos até um bebê aqui. Quando ficou sabendo que vinha [a operação de despejo], ela passou mal e perdeu o bebê”, denunciou Eulina da Silva Souza, moradora há quase 11 anos da comunidade.

Segundo denúncias das famílias a Comissão Pastoral da Terra (CPT), no dia seguinte ao despejo foram ouvidos disparos vindos da sede da fazenda.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza