SP: Pré-FoNEPe na UNIFESP Guarulhos

A- A A+
 

Comitê de Apoio ao AND de Guarulhos/SP

No dia 24/04, foi realizado na UNIFESP Guarulhos o pré-FoNEPe (Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia), cujo tema principal foi A Falsa Regulamentação da Profissão do Pedagogo. Os companheiros que puxaram o evento, atendendo ao chamado da ExNEPe (Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia) por realizar discussões sobre a falsa regulamentação em todo o país, mobilizaram em todas as salas do curso durante vários dias, colaram cartazes e distribuíram panfletos.

Apesar de tudo isso, algum(s) imobilista(s) de nossa universidade, um dia antes do evento, retirou todos os cartazes que os companheiros colaram, com a intenção clara de realizar um boicote ativo à politização dos estudantes. A tentativa fracassou! Porquê ao observar o ocorrido, os companheiros imediatamente imprimiram centenas de panfletos e passaram em todas as salas de pedagogia denunciando essa atitude completamente antidemocrática, que é extremamente danosa ao mínimo de democracia universitária que temos em nosso país, em que podemos nos manifestar e se posicionar politicamente nos espaços da universidade. A intervenção militar em curso no nosso país tem a possibilidade de acabar com esse direito, e a última coisa que esperávamos é que algo perverso como isso acontecesse. Apesar de tudo, com a panfletagem, muitos estudantes decidiram ir, tanto como forma de participar do debate, como em forma de repúdio a essa atitude podre. O pré-FoNEPe foi muito vitorioso!

Um companheiro da Pedagogia esteve a mesa e explicou aos estudantes o que é o FoNEPe, o ENEPe, e, principalmente a ExNEPe. Falou das lutas que tem travado nos últimos tempos, sendo hoje, a entidade que é vanguarda do movimento estudantil, tendo realizado nos últimos tempos uma vigorosa Jornada de Lutas, elevando as labaredas das lutas do movimento estudantil contra esse velho Estado burguês-latifundiário, serviçal do imperialismo, que tem como plano principal privatizar todo o ensino público do país.

Em seguida, um companheiro que aprofundou sua compreensão sobre A Falsa Regulamentação da Profissão do Pedagogo - graças a Cartilha de Estudos publicada pela ExNEPe e as lutas que travou contra o Projeto de Lei durante a Jornada de Lutas - expôs com propriedade os planos privatistas do deputado Goulart (PSD) na pedagogia. Os estudantes ficaram impressionados com tamanho absurdo, e imediatamente se posicionaram de maneira contrária a mais essa tentativa do imperialismo de agravar ainda mais a situação da educação em nosso país.

Foi exibido o vídeo da Vitoriosa Jornada de Lutas da ExNEPe, o que motivou os estudantes de pedagogia presentes a tomar parte ativa nesta luta! Imediatamente se colocaram a disposição de construir o Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia e tomar as rédeas dessa luta importantíssima que é travada hoje com muita combatividade pela Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia. Ao fim, foram todos convidados a participar do 22º FoNEPe a ser realizado entre os dias 4 e 6 de maio no Centro de Educação da UFPE campus Recife e se somar a luta de inúmeros estudantes combativos de todo o país, que de maneira independente e classista, tem colocado a pedagogia a serviço do povo.

Edição impressa

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

PUBLICIDADE

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!
#
#
#

ONDE ENCONTRAR

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja