PA: Assembleia Unificada dos Servidores Públicos define greve

A- A A+
 

Comitê de Apoio ao Jornal A Nova Democracia de Belém e Região Metropolitana
Na última quarta feira (26), em assembleia realizada no auditório da Escola Superior de Educação física (UEPA), os servidores do estado do Pará aprovaram a realização de uma greve unificada para o dia 2 de maio.  A mobilização ocorre contra os ataques do gerenciamento de Simão Jatene/PSDB que prossegue sua política de sucateamento dos serviços públicos e precarização do trabalho dos servidores.

Estiveram presentes sindicatos como Federação dos servidores Públicos do Estados do Pará (Sintsep - PA), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará, entre outros. 
A assembleia cumpriu o objetivo de unificar as categorias de servidores públicos do Estado e definiu uma pauta comum de reivindicações, dentre as quais estão: o aumento de 30% do salário que desde os anos anteriores só vem sofrendo perdas com aumento do custo de vida;  a equiparação do vale alimentação entre todos os servidores, no valor de R$ 1.100,00; e a implementação do  Plano de Cargos, Carreira e Remunerações (PCCR’s).

Em fevereiro desse ano, Jatene/PSDB ofereceu um absurdo reajuste de apenas 3% e nenhum aumento no vale alimentação, conforme informações do site Intersindical¹. Proposta esta considerada pelos servidores do estado como uma afronta e ataque aos direitos conquistados. 

Como marco inicial da mobilização, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepp) informou que a greve dos professores terá início a partir do dia 2 de maio, com um ato às 9 h em frente ao prédio da Secretaria de Estado e Educação do Estado do Pará (SEDUC), onde também se reunirão as demais categorias de servidores, dando inicio a Greve Geral dos Servidores Públicos do Estado. 

Greves e mobilizações por todo estado

Durante a assembleia foi saudada a ocupação da prefeitura de Ananindeua, cidade da região Metropolitana de Belém, iniciada no dia 25/04 pelos professores da rede municipal da região. Os trabalhadores em educação repudiam a absurda proposta do gerente municipal Manoel Pioneiro/PSDB de reajuste ínfimo de 3% no salário e 0% no vale alimentação.

Também foi saudada a mobilização dos profissionais de educação da cidade de Tailândia, outro município da região metropolitana de Belém, que mantém a greve por mais de 1 mês. Lá, a exemplo dos professores de Ananindeua, os trabalhadores também ocuparam a sede da prefeitura no dia 27/03.  Dentre as reivindicações dos professores estão a garantia de 200 horas para todos os profissionais da educação, melhoria na merenda escolar, melhoria no transporte escolar, redução da quantidade de alunos por turma e a reposição das perdas salariais remanescentes aos meses de agosto de 2017.

Ainda como parte das mobilizações dos trabalhadores de educação de Tailândia, 4 dias antes da ocupação da prefeitura, no dia 23/03, em protesto por seus direitos, os professores ergueram duas barricadas de pneus em chamas que bloquearam a rodovia PA-150, próximo a ponte sobre o rio Tailândia.

Durante o final de março, trabalhadores da Regional Sudeste do Sintepp, de São Domingos do Araguaia, a 600 km de Belém, também realizaram protesto que bloqueou a BR 153 (principal via de acesso entre a cidade e São Geraldo do Araguaia) no dia 24/03. Em nota, os professores denunciam que o gerente municipal Pedro Paraná/ PPS retirou a hora atividade, não implementou a jornada de trabalho, não pagou 1/6 das férias, e tem submetido a comunidade escolar a unidades de ensino com a mais completa precarização


Servidores do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) saudaram a mobilização da categoria que atinge 90% dos trabalhadores e completou 2 semanas em greve, reivindicando melhores condições de trabalho e lutando contra a terceirização dos serviços públicos. Os funcionários do Detran do Pará exigem o fim da terceirização e investimento na estrutura pública em todas as unidades de atendimento do estado; que seja realizado concurso público para o preenchimento de 800 vagas no órgão; e adicional de insalubridade para os servidores do setor de vistoria.

Também foi lembrada a combativa greve dos rodoviários de Belém, Ananindeua e Marituba, que enfrentou a covarde repressão da PM em manifestação do dia 21 de abril. A greve teve fim no último dia 23/03.  

Todo apoio a greve

Alunos da escola Santana Marques marcaram presença na assembleia manifestando total apoio a unificação e greve dos servidores. Na ocasião, os estudantes secundaristas denunciaram a arbitrariedade da direção do colégio, que vem proibindo a realização de atividades culturais durante os finais de semana.  Segundo apontam os alunos, no intuito de inviabilizar os eventos culturais organizados por iniciativa dos próprios estudantes e afim de respaldar sua posição antidemocrática, a direção da unidade chegou ao ponto de solicitar antecedentes criminais de um grupo de jovens que iriam fazer uma apresentação de Hip Hop. 

O Comitê de Apoio ao Jornal A Nova Democracia da região esteve presente na assembleia manifestando seu apoio a luta dos professores. Foram distribuídos mais de 150 exemplares de edições antigas do jornal e realizada uma exitosa brigada de vendas da edição atual (209). 

 

Edição impressa

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

PUBLICIDADE

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!
#
#
#

ONDE ENCONTRAR

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja