Chile: Estudantes exigem justiça para Christian García

A- A A+

A Frente de Estudantes Revolucionária Popular (Ferp) emitiu uma nota no dia 22 de maio exigindo justiça para o estudante de artes da Universidade de Arcis, Christían García. O jovem foi atropelado por blindado das forças repressivas do governo de Sebastian Piñera durante um protesto em defesa da educação pública, realizado em abril deste ano, no centro de Santiago do Chile.

Christían adquiriu diversas lesões após o ocorrido, dentre elas a ruptura do fêmur. A polícia, após cometer o crime, ainda tentou detê-lo para encaminhá-lo à delegacia, no entanto, o povo (que testemunhou o ocorrido) protestou e conseguiu levá-lo para a emergência, onde o mesmo ficou internado em estado grave.

Foi mobilizada uma campanha de doação de sangue em prol de Christían García, na qual dezenas de estudantes e pessoas do povo prestaram sua solidariedade.

Além disso o movimento estudantil repudia a campanha de criminalização contra o jovem atropelado, perpetrado pelo velho Estado, que tem sujado não só a imagem Christían, mas perseguido também todos que ousam lutar de forma combativa em defesa dos direitos do povo.

A Confederação de Estudantes do Chile (Confech), maior organização estudantil do país, não se pronunciou sobre o ocorrido. O movimento estudantil combativo, ao contrário, denuncia em nota que a principal organização que deveria representar os estudantes tem deixado a comunidade Arciana em desamparo, não enfrentando as situações de repressão na luta contra a privatização da educação.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira