Foto: Gerared Julien / AFP
Mais de 2,7 mil imigrantes tiveram suas precárias moradias destruídas e foram despejadas de acampamentos ilegais formados ao redor de Paris, no fim de maio e início de junho. As últimas das ações militares ocorreram em dois grandes acampamentos nos arredores de Paris. Em um deles, chamado Canal Saint Martin, viviam aproximadamente 600 pessoas, a maioria provenientes do Afeganistão. As massas de imigrantes pobres foram depositadas em ginásios públicos.
Antes, um acampamento chamado Millenaire, a nordeste de Paris, também foi destruído. Ali viviam mais de mil pessoas, boa parte delas residentes do mesmo desde dezembro de 2017. Desde junho de 2015, já foram organizadas mais de 36 operações desse tipo.
Segundo temos analisado, o crescimento vertiginoso de imigrantes nos países imperialistas é resultado da guerra de agressão movida pelas potências imperialistas nos países oprimidos, sobretudo Ásia central e norte da África (onde situa-se o chamado Oriente Médio Ampliado). As massas empobrecidas desses países são obrigadas, pela miséria e pela guerra, a migrar para os países imperialistas, o que impulsiona a luta de classes no interior dos próprios países imperialistas.