Estudantes de Pedagogia mobilizam-se em todo país para 38º Enepe

A- A A+

Estudantes de pedagogia têm organizado atividades de mobilização para 38º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe) em diversas regiões. Relatamos a seguir algumas dessas iniciativas divulgadas pela Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia ( ExNEPe) em sua página de internet


PRÉ-ENEPe na UPE/Petrolina

A ExNEPe – Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia, convida a toda comunidade acadêmica da UPE e demais interessados a uma mesa redonda com o tema: Contra a intervenção militar: Em defesa da gratuidade, democracia e autonomia universitárias!

A situação atual da Universidade de Pernambuco, como tem ficado às claras, é alarmante. Problemas de estrutura, desfinanciamento, falta de autonomia, precarização. Além da falta de professores e funcionários e o respectivo atraso nos pagamentos. Tudo isso tem se mostrado de forma ainda pior nos campi do interior, como é o caso de Petrolina.

Essa situação é parte da crise geral por que passa o país, como parte da crise do sistema capitalista mundial. Situação em que as potências mundiais, tentando sair de sua crise, jogam cada vez mais a conta sobre os povos oprimidos de todo o globo, com guerras, fome, retirada de direitos básicos, além da voraz repressão sobre àqueles que se recusam a aceitar tamanha barbárie.

Acabamos de sair de um momento histórico – a greve dos caminhoneiros – em que se demonstrou que o povo pode sim parar o país! Ao mesmo tempo tem ficado cada vez mais claro o intuito de setores da extrema direita golpista de dar um golpe militar contrarrevolucionário como prevenção à rebelião popular que se avizinha.

Neste sentido, acreditamos que a Universidade Brasileira tem em suas mãos um papel fundamental na defesa de nossas liberdades democráticas. Os estudantes, professores e técnicos, temos em nossas mãos a tarefa e o dever de defender esta instituição que corre o sério risco de ser privatizada, retornando à cobrança de taxas de mensalidade como alguns anos atrás.

Foi daqui da UPE – Petrolina que se incendiou por todo o país o boicote às cobranças de taxas de mensalidade nas escolas e universidades públicas que acabou por derrubar essa ilegalidade. Mais uma vez recai sobre nós a tarefa de manter nossa universidade funcionando, mas não apenas isso, transformá-la numa trincheira de luta a serviço das classes populares e contra toda a reação.

Vigia (PA): Mobilização para o 38° ENEPE

No dia 7 de junho, ocorreu uma mobilização para o 38° Enepe no IV Encontro Vigiense dos Estudantes de Pedagogia (EVEPE) sediado no Campus de Vigia da Universidade Estadual do Pará (UEPA). Foram distribuídas a carta convite do 38° ENEPE e a Carta do 22° FONePe.

Na convocação foi abordado o golpe contra-revolucionário que acontece em nosso país para conter o levantamento das massas, a importância de se discutir a questão da Intervenção Militar e a autonomia universitária. Também foi afirmada a posição da Exnepe contra o PL 6847/2017 e a Falsa Regulamentação da Profissão do Pedagogo que possui caráter privatista e tem como objetivo fiscalizar e punir a atuação dos pedagogos, frisando o papel que os estudantes e os pedagogos possuem na luta contra esse falso projeto de lei e pela pedagogia ser a vanguarda de lutas do movimento estudantil.

Ao final reafirmou-se a importância de se debater as questões da educação no Campo, tema do IV EVEPE e da importância da submissão de trabalhos, pois o ENEPE possui um caráter político, cultural e científico.

ALAGOAS: Grande mobilização para o 38º ENEPe!

Ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de Junho uma grande mobilização na UNEAL campus Arapiraca e União dos Palmares com a realização de passagens em salas de aula e produção de cartazes convocando todos os estudantes de pedagogia e das diversas licenciaturas a participarem do 38º ENEPe entre os dias 11 e 15 de Julho.

A recepção foi muito boa, os estudantes demonstraram muito ânimo e disposição de luta reconhecendo que apenas por meio da unificação de toda a área da educação em aliança com os trabalhadores conseguiremos barrar a falsa regulamentação e todos os projetos antipovo enfiado goela abaixo pelo governo lacaio do Michel Temer.

Apoiando com firmeza a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia, os estudantes participaram ativamente em nossa campanha de finanças, possibilitando novas viagens e passagens em sala em mais universidades do interior do estado para realização de um grande evento nacional.

VITORIOSOS PRÉ-ENEPE’S NA UNEAL – PALMEIRA DOS ÍNDIOS!

No último dia 11 de Junho, a ExNEPe realizou três pré-ENEPes no campus Palmeira dos Índios nas turmas do 1º, 5º e 7º período, onde dezenas de estudantes participaram ativamente discutindo o balanço do vitorioso 22º FONEPE, a falsa regulamentação da profissão do pedagogo e a importância da mobilização estudantil nesse cenário de graves ataques aos direitos do povo e de uma intervenção militar em curso no nosso pais.

Ao final do debate os estudantes compreenderam que o único caminho para barrar a falsa regulamentação é a luta combativa, classista e independente, seguindo do grande exemplo dos caminhoneiros, para assim preparar uma vigorosa greve a geral. Como parte desta luta, reafirmaram como próximo e grandioso passo, o 38º ENEPe, que será realizado na UFAL do dia 11 a 15 de julho.

Foram realizadas também passagens nas salas de todas as licenciaturas, convidando a todos os estudantes e professores progressistas, a se unificarem na luta em defesa da universidade brasileira, e de uma educação a serviço do povo.

Mobilização em Alagoas: Aqui se PRATICA luta!

Um pouco da mobilização da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) para o 38º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe) que acontecerá entre os dias 11 e 15 de julho na UFAL/Maceió.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja