SP: Greve na USP

A- A A+

Funcionários da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, interior do estado, entraram em greve na manhã de 13 de junho. A categoria reivindica reajuste salarial de 12,6%, além de aumento nos vales alimentação e refeição.

A categoria realizou uma panfletagem nos portões da unidade, fechando a avenida Bandeirantes, na rua Hélio Lourenço, próximo ao Hospital das Clínicas (HC), e na Avenida do Café.

Os professores já estavam com as atividades paralisadas e indicativo de greve a ser avaliado desde o mês anterior. O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) havia feito uma contraproposta de somente 1,5% no aumento salarial, aprovada no dia 29 de maio, levando os docentes a tomarem a posição de manter a greve e mobilizar os demais setores e todo o corpo estudantil a aderirem.

O movimento também reivindica mudanças na estrutura da universidade, como maior representatividade estudantil no conselho universitário. Atualmente, o conselho acolhe apenas três estudantes em meio a 120 professores.

Na tarde do mesmo dia, trabalhadores e estudantes das universidades paulistas (USP, Unicamp e Unesp) realizaram ato político conjunto contra o reajuste proposto pelo Creusp. João Chaves, professor da Unesp, considera a proposta de reajuste um insulto. “O desmonte das universidades públicas paulistas tem várias dimensões, uma delas é o salário, mas todos sabemos que não estamos aqui só pelo salário. O salário é apenas uma parte desse processo de destruição das universidades”, afirmou o professor, destacando a política de austeridade financeira dos reitores e o congelamento de contratações de funcionários técnico-administrativos.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira