AL: Estudantes realizam manifestação na Ufal contra perseguição

A- A A+

Cerca de 400 estudantes dos presentes no 38° Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia realizaram uma manifestação em frente a Universidade Federal de Alagoas, no dia 13 de julho, em Maceió. O objetivo foi rechaçar a atitude antidemocrática e autoritária da reitoria da universidade.

As práticas fascistas têm sido direcionada contra a estudante Tarsila Pereira, membra da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia. A estudante de pedagogia foi expulsa da sala de aula por uma decisão da reitoria, que a proibiu de assistir as aulas do curso de pedagogia na condição de ouvinte. Tarsila já havia sido aprovada na Universidade Federal de Alagoas para o 1° período de 2018 e estava participando das aulas na condição de ouvinte com a permissão dos professores Wilson Sampaio e Walter Lima.

A mobilização para o ato teve início no Centro de Educação. O bloco de estudantes da Executiva Nacional também levantou pautas como Contra a falsa regulamentação da profissão de pedagogo e Pela gratuidade, democracia e autonomia nas universidades.

Os estudantes prosseguiram com o ato e fecharam uma via da Ufal. Depois, se encaminharam até a frente da reitoria e repetiram palavras de ordem como Pedagogia é pra lutar, o imobilismo não vai nos segurar, A Tarsila é nossa companheira, mexeu com ela, mexeu com a turma inteira e Nem eleição, nem intervenção, o povo quer saúde e educação. O estudantes ocuparam a frente da sala da direção por duas horas.

Uma comissão de estudantes da Executiva Nacional, representando dez estados do país, se reuniu com a reitoria da Ufal exigindo uma retratação sobre o processo da estudante Tarsila. A reitoria se negou a fazer a retratação até o momento.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza