Quilombolas ameaçados de despejo em MG

A- A A+

A Comunidade Quilombola Braço Forte, no município de Salto da Divisa, baixo Jequitinhonha, Minas Gerais sofre ameaça de despejo depois que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais lançou Nota Pública anunciando que a comunidade tem até o dia 30 de julho para se retirar pacificamente. Segundo o judiciário, o despejo será realizado pelas forças policiais no dia 9 de agosto de 2018. A Nota Pública foi lançada no dia 28 de junho.

A comunidade está localizada no Vale do Jequitinhonha, região que é a “segunda em maior número de comunidades quilombolas do Brasil”, ressalta nota lançada pela Comunidade Braço Forte e outras. Ela menciona ainda que a região tem heroica e orgulhosa história de resistência e luta contra o latifúndio, seja pelos remanescentes de quilombolas, indígenas e camponeses.

A Comunidade denuncia também a grilagem de terras do munícipio, onde “72,2% das terras do município de Salto da Divisa são presumivelmente terras públicas devolutas”. São repudiadas as famílias Cunha e Peixoto que, afirmam, “controlam a maior parte das terras da região” e, através do latifundiário Euler Cunha Peixoto, requereram a reintegração de posse da comunidade como parte da “Fazenda Talismã”.

Após reunião com a Polícia Militar no dia do lançamento da Nota Pública do judiciário – reunião descrita pelos remanescentes de quilombolas como “repugnante” –, a prefeitura se comprometeu a dar auxílio-moradia para apenas cinco famílias por 3 meses, o que os camponeses chamaram de “migalha”.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira