Rede social aplica censura para contrapesar boicote eleitoral

Faz barulho na internet a assumida remoção por parte do Facebook de uma rede de divulgação de informações falsas pertencentes ao Movimento Brasil Livre (MBL, grupelho de extrema-direita), que teriam - as informações falsas - o objetivo de influenciar no resultado da farsa eleitoral que está prevista mais uma vez este ano. A rede social divulgou uma nota onde afirma que identificou cerca de 196 páginas e 87 perfis farsantes que pertenceriam ao grupo, que já virou notícia outrora por receber financiamento de think tanks ianques.

Em meio ao fuzuê, diversas vertentes “rivais” ao grupo comemoram a ação como um grande ato para o “avanço democrático”. Isso porque, segundo a agência Reuters, que divulgou a informação em primeira mão, a ação faz parte de um assumido esforço conjunto do Facebook e do Estado brasileiro para suprimir “más práticas” antes das eleições de outubro. O que está escondido por trás do suposto combate, que já ganhou a adesão em campanhas publicitárias de empresas como a Rede Globo, é o ‘xis’ da questão: a sustentação da própria farsa eleitoral.

Para exemplificar a situação, uma das páginas ligadas ao grupo que foi deletada ficou conhecida por fazer piadas com velhas figuras da politicalha (piadas para manter a pose de “lutadores pela mudança” sendo que, há pouco, essa mesma extrema-direita aliava-se com tais elementos).

Interessante é que, de forma concomitante à retirada do ar da rede liberal de notícias falsas, diversos grupos e páginas progressistas, principalmente os que possuem publicações expondo o caráter farsesco das eleições, já foram censurados pela empresa e, agora, estão sendo mais do que nunca.

No meio da mesmíssima onda de remoção de páginas ligadas ao grupelho de extrema-direita, vale citar, foi banida definitivamente do site a página da “Liga Unitária dos Trabalhadores e Estudantes” (Lute), organização adepta ao boicote eleitoral e que se autodeclara marxista-leninista, que contava com mais de 30 mil seguidores. O grupo está cogitando abandonar a rede social.

O suposto combate as fakes news, justamente por parte de monopolistas da desinformação como o Facebook e a Rede Globo, não passa de um pano de fundo desesperado pela salvação da farsa eleitoral.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin