RO: Bicentenário do nascimento de Karl Marx e o Centenário da Reforma de Córdoba

A- A A+

A II Jornada do HISTEDBR-RO acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro de 2018, na cidade de Porto Velho, Rondônia.

O evento será sediado na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e tem como tema "Bicentenário do nascimento de Karl Marx e o Centenário da Reforma de Córdoba"

"Este ano o proletariado e todos os explorados e oprimidos do mundo celebram os 200 anos do nascimento do grande Karl Marx reconhecido como o grande chefe do proletariado internacional. Afrontando todo o tipo de dificuldades, em meio à luta cerrada contra as diversas doutrinas do socialismo pequeno-burguês e não-proletário, Karl Marx e Friedrich Engels deram à luz a ciência do proletariado. O marxismo afirmou a necessidade da organização do proletariado para transformação da sociedade. A partir de então uma consigna começou a correr o mundo: Proletários de todos os países, uni-vos! Voou sem ter asas e retumbou firme e forte em todos os continentes, em todos os lugares onde impera a exploração e a opressão aos trabalhadores.

(...)

Portanto, a II Jornada do HISTEDBR-RO, reafirmando a atualidade do pensamento de Marx tem como tema o Bicentenário do nascimento de Karl Marx e o Centenário da Reforma de Córdoba. A Jornada será realizada de 10 a 12 de outubro deste ano e buscará discutir as contribuições de Marx e os aportes de autores que se inspiraram em sua obra teórica na construção de uma educação comprometida com as mudanças sociais que tem como perspectiva a superação do modo de produção capitalista. É o momento também para discutirmos o cenário macabro de privatização da Educação Pública em todos os níveis e que representam um retrocesso das poucas conquistas que possibilitaram ao povo o acesso à gratuidade e avanços democráticos nas Instituições Educacionais. Porém, mais do que discutir é preciso organizar um amplo processo de resistência de trabalhadores e estudantes para garantir uma Educação que sirva ao povo com o objetivo de formar o novo homem e a nova mulher, instrumentalizados pela ciência do proletariado. Resistir é preciso!"

Para informações sobre inscrições e submissões de trabalho, acesse: http://www.jornadahistedbr.unir.br/homepage

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza