RO: Camponeses celebram Heroica Resistência de Santa Elina

A- A A+

Com informações do portal do jornal Resistência Camponesa

Em 9 de agosto ocorreu nas terras aonde outrora foi o latifúndio de Santa Elina, em Corumbiara, estado de Rondônia, uma celebração em memória da Heroica Resistência Camponesa que lá se deu em 1995. Lá estavam presentes camponeses de Cerejeiras, Corumbiara e das Áreas Revolucionárias onde era a antiga fazenda que foi o cenário da batalha.

A vitoriosa luta camponesa foi exaltada através de intervenções de camponeses e apoiadores, poemas, fotos e vídeos; o ambiente da Escola Popular estava adornada por bandeiras vermelhas, cartazes e textos revolucionários. Livros e outras publicações da luta popular estavam à venda durante a celebração, incluindo também o jornal A Nova Democracia.

A celebração ocorreu na Escola Popular Antônio Dias, batizada durante o evento em homenagem a esse combativo filho do povo, presente na resistência de 1995 com toda a sua família. O companheiro Antônio Dias também foi da direção da Escola Popular dos assentamentos Adriana, Vanessa, Verde Seringal e VP-14 e participou ativamente nas atividades da Liga dos Camponeses Pobres (LCP).

A celebração contou também com intervenção de um integrante da Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo (FRDDP) que declarou que os presentes estavam ali “reunidos presenciando e celebrando a destruição de mais uma parte do latifúndio; sabemos e temos dito que a cada punhalada que damos o latifúndio ficará mais fraco até que um dia morrerá pra sempre! É nisso que acreditamos e por esse objetivo temos lutado e seguiremos lutando! Façamos como os companheiros de Santa Elina para cravarmos a bandeira da Revolução Agrária por todos os cantos, destruindo o latifúndio e construindo uma verdadeira e Nova Democracia em nosso país”.



Antonio Dias 

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira