MS: Indígenas são atacados ao retomarem suas terras tradicionais

A- A A+

No dia 26 de agosto, os Guarani e Kaiowa mais uma vez retomam suas terras das mãos do latifúndio ao entrarem na área da fazenda Santa Maria, localizada em Caarapó (MS). O avanço, porém, foi respondido pela repressão por parte de pistoleiros em conjunto as forças de repressão do velho Estado. Até o momento, há relatos do desaparecimento de duas pessoas: uma idosa com pressão alta e um homem indígena chamado Ambrósio, com suspeitas de assassinato, informação ainda não confirmada.

A ação da repressão contou até mesmo com voos rasantes de helicópteros e tiroteios promovidos pela Polícia Civil e Militar, em uma ação organizada que contou com presença de bombeiros e ambulância. Vários indígenas foram feridos, sem nenhum número exato confirmado. Claro está que a ação foi coordenada entre velho Estado e os latifundiários locais.

Parte da fazenda Santa Maria já foi retomada em 2016, permanecendo nas mãos dos Guarani e Kaiowa, que resistiram bravamente às investidas que o velho Estado burguês-latifundiário empreendeu através de ordens de despejo.

Na ocasião, a retomada, que é parte da Terra Indígena Dourados Amambaipegua I, foi nomeada Guapo’y, recuperada após o Massacre de Caarapó, em junho de 2016.

Em abril deste ano, a resistência organizada da comunidade fez cair uma reintegração de posse movida pelos supostos "donos" da fazenda. A empresa, que alega ser proprietária da área, detém capital social de R$ 20,1 milhões.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja