Manifestantes responsabilizam velho Estado mexicano e exigem reaparecimento do Dr. Sernas com vida

Ativistas realizam manifestação em frente ao Consulado do México, zona sul do Rio de Janeiro | Fotos: Ellan Lustosa/AND

Manifestantes se reuniram em frente ao Consulado do México, na zona sul do Rio de Janeiro, para repudiar o desaparecimento forçado do advogado do povo Ernesto Sernas García e exigir seu imediato reaparecimento. Ernesto Sernas García está desaparecido desde o dia 10 de maio.

Convocados pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo), os manifestantes estenderam uma grande faixa com os dizeres: “Se vivo vocês o levaram, vivo nós o queremos!” e “#DrSernasApresentaçãoComVida”. Em intervenção, o representante do Cebraspo responsabilizou o velho Estado mexicano pelo desaparecimento do Dr. Sernas, destacando seu importante papel para a luta popular em Oaxaca. Estiveram presentes também o Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) e Movimento Feminino Popular (MFP).

Dias antes, pichações foram realizadas em Cascadura, zona norte da cidade, com a consigna Dr. Senas apresentación con vida, em espanhol, e assinadas pelo MEPR.

Sernas atuou em defesa de manifestantes detidos em junho de 2015, acusados covardemente de terrorismo. Entidades populares, familiares e estudantes exigem do velho Estado o seu aparecimento com vida; várias organizações pelo mundo também aderiram à campanha. O doutor Sernas García é também ativista em defesa dos direitos do povo, doutor em direito constitucional pela Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca (UABJO) e investigador.

Alemanha

Em Hamburgo, Alemanha, várias pichações foram realizadas com a consigna Dr. Senas apresentación con vida, também espanhol. “O que este camarada representa, apesar de ser um intelectual, é a essência da luta dos camponeses e trabalhadores pobres do México”, observou o sítio alemão Dem Volke Dienen (Servir ao povo, traduzido ao português). E denuncia: “O velho Estado mexicano, de grandes burgueses e latifundiários, está travando uma guerra aberta contra o povo.”.

Os revolucionários alemães ressaltam ainda o destacado papel da organização Corrente do Povo Sol Vermelho na luta das massas mexicanas, sobretudo em Oaxaca.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin